M2M chegará a 450 milhões de conexões no mundo em 2018

O mercado mundial de comunicação máquina-a-máquina (M2M) pode não estar tão saudável no momento, mas deverá crescer em média 26% ao ano, chegando a 450 milhões de conexões em 2018, de acordo com a pesquisa realizada pela ABI Research e divulgada nesta segunda-feira, 29. A melhoria é esperada após o baixo desempenho do setor na Europa nos últimos dois anos, mas há um desafio grande ainda: a queda da receita média por usuário (ARPU).

Segundo a empresa, a competição do mercado M2M em alguns países acabou derrubando o ARPU dramaticamente entre 2011 e 2012. Outro problema foi a migração mais lenta do que o esperado da tecnologia GSM para o 3G e 4G, que oferecem "margens muito melhores de megabit por tráfego". A culpa, de acordo com a ABI, foi da demanda por tráfego e por aplicação que ainda não exigiu maior capacidade de rede. Outra razão apontada é o preço de equipamentos: módulos 3G e 4G seriam de duas a seis vezes mais caros. Dessa forma, o mercado atual lida com 70% das conexões M2M ainda utilizando a tecnologia 2G.

De qualquer forma, a ABI sugere que as receitas estão mais nos serviços agregados do que nas conexões em si. De acordo com a empresa, as operadoras deveriam investir em aplicações, integração de sistemas, big data e ferramentas de análises para crescer agressivamente no setor.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!