Brasil tem 52 milhões de acessos de banda larga móvel, diz estudo

Há no Brasil um total de 52 milhões de acessos de banda larga móvel, entre aparelhos celulares e terminais de dados (modems). A informação foi divulgada nesta terça-feira, 29, no ‘Balanço Huawei da Banda Larga’, que trouxe números do primeiro trimestre de 2012. Segundo as projeções do estudo, o Brasil deve terminar 2012 com 73 milhões de acessos de banda larga móvel, alcançando 124 milhões até 2014, ano da Copa do Mundo.
De acordo como levantamento, metade dos 5.565 municípios brasileiros estava coberta por banda larga móvel até o término do primeiro trimestre do ano, o que equivale a 85% da população do País. Somente nos três primeiros meses de 2012, 285 novas cidades – ou 4,1 milhões de pessoas – começaram a ser atendidos por este serviço.

Notícias relacionadas

3G

Outro dado relevante é o aumento da participação de 3G no total de celulares do Brasil que, no primeiro trimestre, atingiu 20,3% da base. Por outro lado, pela primeira vez a quantidade de acessos GSM em números absolutos caiu de 199,5 milhões em dezembro de 2011 para 197,5 milhões no final de março deste ano.
A exemplo do 3G, a receita de dados também cresce continuamente: aumento de 44,2% entre o primeiro trimestre de 2012 e igual período do ano passado. A mola propulsora deste crescimento, como não poderia deixar de ser, foi o aumento da venda de smartphones. Apesar de menos expressivo, foi observado aumento também na receita de voz das operadoras, com alta de 8% na comparação entre os mesmos períodos. O estudo, no entanto, informa que a tendência é de menor participação da voz no total das receitas das operadoras ao longo do tempo, com os serviços de dados cada vez mais relevantes financeiramente.

Banda larga fixa

De acordo com o balanço, 16,5 milhões de acessos fixos foram registrados ao final de 2011 no País, o que coloca o Brasil na nona posição em quantidade de banda larga fixa no ranking mundial. A densidade é de 8,8 acessos por 100 habitantes, bem menor do que a média dos países desenvolvidos, de 25,7.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!