Acel pede redução de impostos em cerimônia do 3G

A assossiação representativa das operadoras de telefonia móvel encontrou na demanda por uma redução de impostos sua bandeira para o setor. Durante a cerimônia de assinatura dos contratos do 3G, realizada nesta terça-feira, 29, o presidente da Acel, Ércio Zilli, aproveitou para pedir o apoio da Anatel e do Ministério das Comunicações para reduzir a carga tributária do setor. "A carga de tributos no Brasil não tem paralelo em nenhum País de economia dinâmica. E há risco de que a Reforma Tributária venha a piorar muito a situação atual", declarou Zilli.
O presidente da Acel reclamou do recolhimento do Fust e do Funttel, que pegam uma fatia de 5% do faturamento líquido das celulares. As críticas também se estenderam ao Fistel, onde as operadoras móveis são as maiores contribuintes atualmente. Somando os encargos setoriais aos tributos PIS/Cofins e ICMS, a carga tributária sobre o setor gira em torno de 40% a 60% do preço final pago pelos consumidores.

Investimentos

Notícias relacionadas

Zilli também alfinetou a agência com relação ao crescente número de exigências que têm surgido no setor, como as obrigações de expansão da telefonia móvel vinculada aos contratos do 3G. Para o executivo, é importante considerar que o aumento de orbigações gera um peso nas tarifas e que estas políticas devem sempre analisar a relação custo/benefício antes de serem implantadas. Como exemplo dessa exigência de aumento nos investimentos, Zilli afirmou que, entre 2001 e 2007, as operadoras móveis investiram R$ 45 bilhóes e, apenas em 2008, o setor será obrigado a desembolsar R$ 14 bilhões, quase 30% do total aplicado no passado.
Participaram da cerimônia, como signatárias dos contratos do 3G, o vice-presidente de Operações da Brasil Telecom, Francisco Aurélio Santiago; o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco; o presidente da Vivo, Roberto Lima; o presidente da Claro, João Cox; e o diretor da TIM Paulo Roberto da Costa Lima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!