Comissão de Comunicação da Câmara tem predomínio de oposicionistas e sinaliza dificuldades para o governo

A reunião ordinária da nova Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara dos Deputados que aconteceu nesta quarta-feira, 29, mostra que o colegiado será um dos fronts de disputa da oposição ao governo Lula.

Inicialmente prevista para votar cinco requerimentos, os debates visto giraram muito mais em torno de críticas ao governo do que propriamente sobre os méritos das propostas. O clima da comissão está tão tensionado, que o presidente do colegiado, deputado Amaro (Republicanos/ES) teve que encerrar a reunião de maneira abrupta.

Dois casos chamaram a atenção, o que demonstra o clima da nova comissão e ilustram bem que o colegiado se mostra como um espaço de enfrentamentos entre oposição e governo. O primeiro é a não aprovação de um requerimento da deputada Carol Dartora (PT-PR) que pedia a inclusão de nomes em uma audiência pública que terá como tema a "Institucionalização da censura no Brasil".

Notícias relacionadas

O pedido de audiência, aprovado na reunião do colegiado na semana passada, é do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e terá entre os convidados Ana Paula Henkel, comentarista política do programa Pingos nos "Is" da Jovem Pan; o jornalista Alexandre Garcia, comentarista político há décadas; Alan dos Santos; Rodrigo Constantino; e Barbara Zambaldi Destefani, comentarista nas redes sociais alinhados ao governo Bolsonaro, agora na oposição. Dartora queria incluir representantes de organizações da sociedade civil que discutem o tema, como representantes da Coalizão Direitos na Rede (CDR) e da entidade Artigo 19, mas fracassou.

Em geral, aditamento de indicações para audiências públicas costuma ser aprovado sem muitos questionamentos. Mas, dessa vez, após um tumultuado debate, o requerimento da deputada petista foi negado pela comissão.

O outro caso é a própria composição da comissão. Dos 32 deputados titulares do colegiado, apenas oito estão sólidos na base do governo, o que envolve três partidos: PT, PDT e PSB. Isso significa negociar com PP, União e Republicanos uma série de votações de interesse do governo. O PL sozinho tem cinco membros no colegiado.

Além disso, nesta quarta, deputados do PL fizeram uma série de questionamentos sobre as ações de comunicação do governo. Um deles foi sobre o novo site do Governo Federal focado em combater desinformação, o Brasil Contra a Fake.

O presidente da comissão é o deputado Amaro Neto (Republicanos/ES) e os vices eleitos nesta quarta-feira foram 1º vice-presidente, Simone Marquetto (MDB-SP); 2º vice-presidente, Bibo Nunes (PL/RS) e 3º vice-presidente, Rodrigo Valadares (União/SE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!