Claro é obrigada a incluir Rede Brasil de Televisão em seu line-up de TV por assinatura

Foto: Pexels

Além de enfrentar uma permanente queda de base e a concorrência crescente da pirataria de serviços e das plataformas de streaming, as operadoras de TV por assinatura no Brasil precisam enfrentar o aumento dos custos decorrentes de obrigações legais e regulatórias. Esta semana a Anatel determinou à Claro, principal operadora de TV paga do Brasil, que inclua em seu lineup a retransmissão da Rede Brasil de Televisão (TV Pantanal), do advogado e empresário Rogério Tolentino. A medida, decorrente de despacho decisório da Superintendência de Controle de Obrigações, prevê a aplicação imediata da regra prevista na Lei 14.173, de 15 de junho de 2021. Trata-se de uma lei que trouxe na ocasião alguns "jabutis", como são chamadas as medidas que não constavam na Medida Provisória original, no caso, a MP 1.018/2020.

Na ocasião, discutia-se a desoneração do Fistel, mas duas questões relacionadas ao setor de TV paga entraram no texto final. Uma delas, positiva para o mercado, foi assegurar que os serviços de vídeo-sob-demanda não seriam enquadrados nas regras de tributação da Condecine. Mas houve uma medida extremamente negativa, que na ocasião preocupou as operadoras de TV paga: a ampliação do leque de canais obrigatórios a serem carregados pelas operadoras, notadamente o sinal das retransmissoras de TV em fronteiras de desenvolvimento (incluindo Amazônia Legal) e as redes que tivessem atuação em todas as regiões do país cobrindo pelo menos 1/3 da população. Até então, a regra da Lei do SeAC obrigava apenas o carregamento das geradoras da área de cobertura das operadoras, e a regulamentação da Anatel previa o carregamento de um conjunto limitado de 16 redes de maior cobertura nos casos de inviabilidade técnica, como era o caso do DTH. 

O despacho da Anatel determinando à Claro o carregamento da TV Pantanal foi a primeira aplicação prática da Lei 14.173 em desfavor de uma operadora de TV paga, e pode gerar um efeito cascata. A Claro busca na Justiça a inconstitucionalidade do dispositivo legal, já que cria obrigações adicionais e interfere no modelo de negócio da operadora, mas mesmo com a questão sub-judice, a Anatel entendeu que a regra deveria ser aplicada.

Notícias relacionadas

Pela documentação do processo, é possível depreender que, incialmente,  TV Pantanal tentou comercializar a distribuição dos seus sinais à Claro, sem sucesso. Mas a Lei do SeAC dá às emissoras de TV a prerrogativa de determinar o carregamento em caso de não haver acordo comercial, e é isso que a Rede Brasil buscou junto à Anatel, com sucesso. 

O mercado de TV por assinatura busca há anos uma redução da carga regulatória setorial, alegando ser impossível competir com as assimetrias legais e tributárias existentes com os serviços prestados pela Internet, mas a Anatel alega que as obrigações estão em lei, e por isso o seu cumprimento é inescapável. Desde que a Rede Brasil entrou na Anatel com o pedido de carregamento compulsório de seus sinais, em agosto de 2021, o mercado de TV paga perdeu nada menos do que 1,7 milhão de assinantes, sem sinais de melhora.

Outro detalhe importante: a partir de 2022 o governo passou a assegurar, por meio de uma política pública decorrente do edital de 5G, a distribuição de redes de TV via satélite na banda Ku. Essa medida garantiu a distribuição nacional das emissoras de maneira gratuita, inclusive subsidiando o custo do equipamento de recepção para a população de baixa renda.

8 COMENTÁRIOS

  1. Esses impostos e obrigacoes que os politicos inventam a toda hora sobre a tv paga so servem para ajudar a enterra-la cada vez mais… Totalmente absurda e odiosa esse tipo de intervencao de politicos donos de canal de tv querendo entrar de graça nas operadoras (falo do objetivo da Lei)… Daqui a pouco fazem alguma Lei obrigando restaurantes a dar comida de graça a quem pedir tambem…

  2. Desde o ano passado que não assisto a RBTV aqui no RJ que é minha preferida, tenho Claro TV e não tem esse canal, apesar da Claro TV ter Pluto TV gratuito é muito FRACO. Aguardo o novo sinal da RBTV ansiosamente na Claro TV muito obrigado. Boa noite

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!