Cisco vê IA como aliada na simplificação da operação das redes

Foto: Pixabay

O desenvolvimento de produtos e tecnologias da Cisco para as empresas de telecomunicações na área de redes IP tem hoje um objetivo central: simplificação dos processos, com segurança. A empresa já atua desde sempre no desenvolvimento dos equipamentos de rede com foco na performance e capacidade de gerenciamento do crescente tráfego de dados das operadoras, mas durante o MWC 2024 a empresa quis mostrar que também consegue, por meio de recursos de Inteligência Artificial, ajudar na simplificação dos diferentes sistemas, inclusive com equipamentos de outros fabricantes.

"A IA é chave nesse processo. Estamos colocando isso em todas as nossas plataformas. É humanamente impossível, nos volumes de dados gerados, que pessoas consigam fazer essa análise de todos os processos e possam tomar as decisões sobre a performance das redes", diz Ricardo Mucci, presidente da Cisco do Brasil, em entrevista a TELETIME durante a maior feira do segmento móvel. 

Notícias relacionadas

Uma das coisas que a empresa está fazendo, por exemplo, é adotar ferramentas de reconhecimento de linguagem para que os técnicos responsáveis pela operação das redes possam interagir com os softwares em suas próprias línguas e dar comandos simplificados para a tomada de decisões. Um elemento chave no processo de simplificação das redes é a capacidade de dar visibilidade ao que está acontecendo, ou observalidade, outro pilar relevante dentro da estratégia da Cisco.

Ainda não se fala em uma rede que possa se gerir de maneira totalmente autônoma, mas a ideia da Cisco é que isso possa ser feito da maneira mais simples possível. Para isso, outro elemento-chave é dar clareza e visibilidade a tudo o que acontece na rede, inclusive para a tomada de decisões estratégicas. É a chamada observalidade.

Além de simplificar o funcionamento e a operação das redes IP, outro aspecto central é dar segurança ao tráfego, em todas as suas camadas. Esse terceiro ponto da estratégia da Cisco foi reforçado com a aquisição da Splunk no ano passado, por US$ 29 bilhões, uma das maiores transações na indústria de software na história, e já aprovada no Brasil. 

Na camada de aplicações, a estratégia de ampliação do uso de IA também nas aplicações desenvolvidas pela empresa, como a plataforma de videoconferência Webex, que em breve receberá recursos de Inteligência Artificial para compensar perda de pacotes de voz e imagem, melhorando a qualidade das chamadas.

A Cisco também anunciou uma parceria com a NVIDIA, fabricante de GPUs, para dar suporte ao desenvolvimento de estruturas de processamento de IA para os clientes on-premises ou na nuvem, explica Ricardo Mucci.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!