Banco do Brasil usa 5G da Embratel em agência digital no Recife

Banco do Brasil
Agência do Banco do Brasil. Foto: Wikimedia Commons/Creative Commons

O Banco do Brasil está utilizando a rede privativa 5G Standalone da Claro implementada pela Embratel para testes no .BB (Ponto BB).

O novo modelo de agência bancária alia atendimento físico com hologramas, robôs e cabines virtuais em novos espaços para clientes e empreendedores locais. 

Localizado no Marco Zero, em Recife, o .BB foi o primeiro local a receber a novidade, em que a quinta geração de rede móvel vem sendo avaliada para aprimorar o atendimento aos correntistas do banco. 

Notícias relacionadas

Os testes com o 5G contribuem com novas aplicações nas agências, como robô concierge de atendimento com Inteligência Artificial (IA), impressão de cartões bancários, totem de avaliação do atendimento e de jogos eletrônicos.

"Estamos elevando o nível de atendimento bancário e indo além do tradicional com a melhora na entrega de soluções tecnológicas inovadoras com o 5G", afirma Rodrigo Mulinari, diretor de Tecnologia do BB. De acordo com o executivo, o .BB (Ponto BB) foi criado pensando em levar uma experiência completa com tecnologias multissensoriais.

Segundo Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo, "a nova estrutura digital utiliza tecnologias de ponta e moderna infraestrutura, com medição de indicativos de eficiência e segurança digital para a otimização dos serviços financeiros prestados pelo Banco do Brasil". 

O uso do 5G no .BB

A executiva destaca que o uso da tecnologia 5G no robô concierge está agilizando todo o fluxo de atendimento, pela baixa latência da rede e também pelos ganhos de performance que proporciona. 

O robô concierge baseado em IA recebe os clientes quando eles chegam nas agências e inicia o atendimento. A máquina faz direcionamentos customizados para cada demanda, com informações dos serviços do Banco do Brasil e do .BB. 

Outras aplicações estão sendo testadas nas agências, como na impressão de cartões bancários. Por meio de um notebook e uma impressora conectados à rede 5G, os clientes também selecionam o tipo de cartão aprovado para cada um deles, seja de crédito ou de débito, e escolhem um layout personalizado de sua preferência. Em seguida, o cartão é impresso de forma automática, sem a  intervenção de funcionários.

No totem de avaliação de atendimento, a conectividade 5G permite que os feedbacks dos clientes sobre os serviços da agência também sejam processados e analisados em tempo real. Dessa forma, o Banco do Brasil consegue receber e agir sobre as avaliações quase instantaneamente, permitindo que gestores e outros funcionários ajustem o atendimento conforme necessário para promover um ambiente ainda mais assertivo.

A agência conta também com um totem de jogos conectado ao 5G. Com isso, a ideia é que o espaço se torne um ambiente mais acolhedor não só na entrega dos serviços.

Além dessas aplicações, está sendo testado o uso do 5G com solução de Inteligência Artificial da Embratel na segurança do ambiente. A rede de última geração com a tecnologia vai analisar uma série de imagens já coletadas pelas câmeras da agência e identificar movimentações incomuns com alertas para possíveis roubos, furtos e outros riscos. 

A ideia é que futuramente a solução esteja conectada às câmeras para novas PoCs. Isso ainda pode ser incorporado na segurança externa do local, com drones de vigilância realizando patrulhas no perímetro da agência, monitorando atividades suspeitas e enviando avisos em tempo real quando necessário. Dessa forma, o 5G deve proporcionar uma camada adicional de proteção tanto para clientes quanto para funcionários do espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!