Anatel abre consulta do Pert; anteprojeto de lei será sugerido ao MCTIC

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a proposta do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert), que irá para Consulta Pública pelo período de 30 dias. Ao discutir o tema na reunião desta quinta-feira, 28, entretanto, o presidente da agência, Juarez Quadros, destacou que o anteprojeto de lei sugerida pelo conselheiro Aníbal Diniz, que estabelece as fontes de financiamento, não deve ir à Consulta Pública, mas será encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A sugestão foi acolhida por todos os demais conselheiros. O MCTIC já anunciou planos de criar um grupo específico para formular uma proposta a ser encaminhada ao Congresso.

Desta forma, o documento que irá à consulta é apenas o levantamento das carências da infraestrutura de telecomunicações no país. Em linhas gerais, o plano constata que aproximadamente 2,3 mil municípios não têm rede de fibra ótica para banda larga. O levantamento constata ainda que pelo menos 3,8 milhões de pessoas residem em regiões que não têm cobertura de telefonia móvel. A proposta do Pert está aqui e  análise do conselheiro Aníbal Diniz está aqui.

Neste cenário, o Pert prevê que devem ser priorizados investimentos no incremento do número de municípios com backhaul, de 58% para 75%, o que alcançaria aproximadamente 95% da população. O plano também prevê a expansão da telefonia móvel. A ideia é de que as sedes de todos os municípios devem contar, no mínimo, com oferta da tecnologia 3G.

Notícias relacionadas

Financiamento

Para financiar o projeto, a agência contava com recursos vindos dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), que acabaram não gerando o resultado esperado, e também na alteração da Lei Geral de Telecomunicações pelo PLC 79/2016, que se encontra parado no Senado. Em função disso, o relator da proposta, Aníbal Diniz, elaborou anteprojeto que estabelece o financiamento por meio dos recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust), mas isso depende, obviamente, do encaminhamento no Congresso Nacional. Com a decisão do Conselho Diretor, a proposta seguirá direto para análise do MCTIC, que, concordando com os termos, poderá encaminha à Casa Civil, para uma posterior apresentação para análise no Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!