Ascenty deve chegar ao fim de 2014 com rede de 2,6 mil km de fibra

A Ascenty vem investindo na ampliação de sua infraestrutura de fibras óticas no estado de São Paulo e sua rede alcançou no final de maio uma extensão total de 2 mil km de fibras em 13 localidades no Estado. A rede interliga, com redundância, o data center da empresa em Campinas a seus clientes corporativos e às demais operadoras de telecom, mas tem como foco principal, segundo seu diretor geral de telecom, Pablo Campagnac, a venda de capacidade para outras operadoras, no modelo conhecido como carrier-de-carrier.

Notícias relacionadas
"O trecho de fibra enterrada entre Campinas e São Paulo, por rodovia, já está concluído, e se conecta ao nosso anel (de fibra) aéreo na região (de Campinas). É uma terceira rota para garantir disponibilidade de serviços. Também estamos avançando em direção a Sorocaba com rota enterrada também em rodovia e num futuro próximo atenderemos a região", conta Campagnac.

Outra frente de atuação é a expansão da rede na capital paulista. "Vamos crescer em direção à Lapa, Vila Mariana, na Zona Leste e também Osasco. Estamos estudando como implantar os trechos, negociando para instalar as fibras aéreas, e os novos trechos devem estar concluídos e em operação até o final do ano, quando devemos atingir um total de 2,6 mil km em nossa rede de fibras", revela o executivo, que tem observado uma grande demanda por redes de fibra novas e com qualidade. "Desde sempre, a ideia é atuar no mercado de oferta de serviços para operadoras (venda de capacidade), que tem demandado mais qualidade e maiores capacidades para acompanhar o crescimento da demanda por velocidades cada vez maiores de Internet. Em conjunto, vendemos soluções como hosting e conectividade LAN ligadas ao nosso data center para o mercado corporativo", explica. Apenas na cidade de São Paulo, a rede da Ascenty conecta 400 condomínios e prédios comerciais e a expectativa é dobrar esse número até o final do ano.

Para assegurar a qualidade que as operadoras de telecomunicações têm requerido, a Ascenty investiu também em um sistema automático de monitoramento de atenuações e qualidade das fibras óticas em toda a extensão de sua rede. "Foi um investimento alto que fizemos, mas nos dará maior gestão e controle de qualidade das transmissões e menor tempo de recuperação de falhas devido a vandalismos, além de assegurar maior qualidade de serviço e transparência para nossos clientes (as operadoras), que também terão acesso ao sistema", conta.

Nos planos de expansão da Ascenty estão a chegada com fibra a Jaguariúna, a inauguração de um novo data center em Jundiaí no mês de junho e, na sequência, o lançamento do terceiro data center, em Hortolândia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!