Ataque derruba portal da Claro

O site da Claro (www.claro.com.br) está fora do ar desde a última segunda-feira, 26, ocasionado provavelmente por um ataque de hacker. Embora a operadora não confirme o ataque, o site www.delta5.com.br, que lista sites invadidos por hackers, incluía o site da Claro, informando, no último dia 26, que o codinome do hacker que o invadiu era ?Data Cha0s?.
Das cinco operadoras da Claro (BCP, Americel, ATL, Telet e Tess), apenas a BCP e a Telet permitem acesso por meio de seus respectivos sites – www.bcp.com.br e www.telet.com.br.
No site da Claro estão disponíveis serviços como venda de aparelhos, envio de SMS e download de ringtones, imagens e outros aplicativos.

Notícias relacionadas
Segundo o coordenador de suporte Emerson Santini, da Eclipse Consultoria, não dá para afirmar com certeza se o portal da Claro sofreu um ataque de hacker ou se é um ataque viral. As invasões podem parecer ataques virais mas o antivírus não é eficiente para detectá-los.
Santini diz que, primeiro, é necessário saber se o portal da Claro está hospedado em servidor próprio ou em data center. Provavelmente, o site está em servidor próprio porque, segundo Santini, se a empresa está hospedada num data center, basta colocar os dados num storage (armazenamento), rodar de novo os aplicativos e colocar o site no ar. Não é o que aconteceu com a Claro. Além disso, afirma Santini, os hackers costumam invadir o site e deixar sua marca na página principal. A solução, diz, é hospedar o site num data center que garanta a segurança e que, em geral, tem uma equipe técnica disponível para cuidar desse tipo de ocorrência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!