Criado forum mundial para reciclagem de celulares

Quase 2 bilhões de telefones celulares são fabricados por ano no mundo. Desse total, menos de 1% são reciclados. A maioria vai parar dentro das gavetas dos antigos usuários ou é simplesmente descartada no lixo, poluindo o meio ambiente com resíduos tóxicos presentes nos componentes. Na tentativa de mudar esse cenário, foi criado o Device Renewal Forum (DRF), uma espécie de forum internacional de reciclagem de celulares, cujo principal objetivo é definir especificações básicas para o processo. As empresas que seguirem as regras definidas pelo DRF poderão usar um selo de certificação da entidade. A primeira versão com as especificações ficará pronta no segundo semestre. Entre os membros fundadores do DRF estão a operadora norte-americana Sprint Nextel, a distribuidora BrightStar e o CDMA Development Group (CDG). Também fazem parte do grupo duas companhias especializadas em reciclagem de terminais nos EUA: a eRecyclingCorps e a ModusLink. O anúncio da criação do DRF foi feito no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta terça-feira, 28.

Notícias relacionadas
"As pessoas reciclam latas de Coca-Cola, mas não pensam em reciclar seus telefones celulares", comentou o vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Sprint, Fared Adib. A operadora mantém um projeto próprio de coleta de terminais que recolheu nos últimos anos 27 milhões de telefones.

David Edmondson, CEO da eRecyclingCorps, reclama da falta de hábito dos consumidores em comprar aparelhos reciclados. "A melhor forma de reciclar é reutilizar o produto até que fique realmente obsoleto", defende. A eRecyclingCorps atua na compra de terminais usados em pontos de venda de cinco operadoras nos EUA. No ano passado, adquiriu 5 milhões de terminais. A maior parte, cerca e 70%, foi revendida para países emergentes.

O processo de reciclagem de telefones pode ser dividido em cinco passos básicos: 1) coleta do terminal usado, de preferência no ato da compra de um novo; 2) envio para um centro de reciclagem, onde as funções básicas do aparelho são verificadas (tela, bateria, antena, teclas etc); 3) limpeza dos dados pessoais do antigo dono; 4) substituição de eventuais peças defeituosas; 5) reenvio para o mercado. "Muita gente compra carro usado. Por que não comprar um telefone usado, mas com um selo que garante a qualidade?", pergunta Edmondson, da eRecyclingCorps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!