Densidade móvel está perto da saturação, avalia Pyramid

O ano de 2004 foi o período de pico para as adições líquidas de assinantes na telefonia móvel brasileira, segundo o instituto Pyramid Research, e o mercado está próximo da saturação. Para este ano, a previsão do instituto é de que 12 milhões de usuários sejam conquistados, o que significa um crescimento de pouco mais de 18%. Enquanto as classes C, D e E, que geram baixa receita, continuam adotando o telefone móvel, as classes A e B estão perto da saturação. Por conta disso, e como os telefones pré-pagos geram uma Arpu de apenas US$ 7, é iminente uma guerra de preços entre as teles.

Arpu

O Pyramid afirma que o declínio gradual no aumento de assinantes fará com que as operadoras mudem suas estratégias. Assim, como a Arpu continua em declínio nos planos atuais, novas opções serão oferecidas aos usuários. É o caso, citado pelo instituto, do plano Pula-pula da BrT GSM em que os créditos usados num mês são transformados, no mês seguinte, em minutos de voz gratuitos. O Pyramid acredita que esse tipo de oferta deve crescer no futuro.

Notícias relacionadas
Por fim, o instituto avalia que o crescimento menos acelerado neste ano deve aumentar os custos de aquisição do usuário e que, por isso, as operadoras terão que oferecer planos mais generosos (preços). Para alimentar esse quadro, a TIM e a Claro devem aumentar a disputa pela segunda posição na telefonia celular (a primeira é da Vivo) e, ainda, enfrentar as ambições da BrT GSM em sua região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!