Como parte da campanha "Ajude o RS a se reconectar – Doação de Equipamentos", a entidade InternetSul fundou um Comitê de Logística para receber e distribuir equipamentos recebidos, estabelecendo empresas parceiras como Centros de Distribuição.
Nesta malha, os CDs destacados são:
- CD Florianópolis – Mais Internet
Endereço: Avenida dos Lagos, 41. Sala 402 e 403. CEP: 88137-100
Responsável pelo recebimento: Willian Souza / Antônio - CD Erechim – GL Fibra Serviços de Telecomunicações Ltda
Endereço: Avenida José Oscar Salazar 544 sala 01. CEP: 99713-110 – Erechim – RS
Responsável pelo recebimento: Adriano Vanzetto (contato: Luana / Chalini) - CD São Paulo – Telium Networks
Endereço: Av. das Nações Unidas, 13797 – Brooklin Novo. São Paulo – SP
Em breve, a entidade divulgará outros locais de distribuição, que serão validados conforme a necessidade de cada região afetada, de acordo com a InternetSul. Além de equipamentos, a entidade tem feito arrecadação de recursos financeiros por meio da chave PIX sos@internetsul.com.br; e angariado ajuda em mão de obra de instalação, infraestrutura e limpeza.
Atualizações
Segundo balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 450 municípios foram afetados pelas fortes chuvas que abalaram o estado. A população impactada ultrapassou os 2,1 milhões, com 538 mil desalojados. Os óbitos confirmados somam 147 e ainda há 127 desaparecidos.
A consequência sobre as redes de comunicação foi severa, com algumas cidades perdendo até 100% da infraestrutura para banda larga fixa. Há dificuldades para acesso de veículos por causa das estradas e pontes danificadas, falta de energia e falta de combustível para geradores. Por conta da gravidade em algumas áreas alagadas, há alguns serviços que só serão retomados quando a água baixar.
No caso das redes móveis, o Ministério das Comunicações (MCom) indicou em boletim que duas cidades ainda estão sem o serviço de telefonia móvel de qualquer prestadora. São elas: Ivorá e Tunas.
De acordo com dados da Anatel, há 345 cidades no estado com funcionamento pleno dos sistemas de telecomunicações. No estado, o trio de operadoras Claro, Vivo e TIM liberou o roaming, permitindo que usuários de uma empresa trafeguem na rede das demais.
Individualmente, os serviços móveis da Claro estariam completamente restabelecidos, sendo que há duas cidades sem cobertura da TIM e 23, sem rede da Vivo, indicou a Defesa Civil gaúcha em boletim às 18h.
Já a Oi informou que está à disposição para instalar Internet por fibra óptica em abrigos, para que as vítimas possam se comunicar com seus entes queridos, indicou o MCom.
A Anatel acrescentou que monitora a situação no Maranhão, onde há o registro de 30 cidades em situação de emergência também por causa de fortes chuvas e, por isso, com os serviços de comunicação instáveis.