Brasília tem segundo 5G mais rápido do mundo entre capitais, diz Opensignal

Após três meses do início das operações com 5G standalone na faixa de 3,5 GHz da Claro, TIM e Vivo em Brasília, a experiência para o consumidor na capital federal foi a segunda maior do mundo, atrás apenas de Seoul (Coreia do Sul). Os dados são do relatório da Opensignal divulgado nesta quinta-feira, 27, e que compara as capitais dos países.

A média observada, segundo a empresa, foi de 369,5 Mbps. "Comparado com outras grandes cidades com 5G disponível e que nós analisamos, a experiência em Brasília não apenas ultrapassou a de Santiago e Cidade do México, como passou todas as outras cidades exceto Seul. De fato, a velocidade de download de Brasília foi quase 2,5 vezes mais rápida do que a média de nove capitais classificadas abaixo dela", diz o relatório.

Os usuários brasilienses também estariam observando um salto qualitativo em relação ao 4G. De acordo com o relatório, a velocidade média no LTE é de 24,3 Mbps, o que deixa o 5G 1.423% mais rápido. Comparado com o 5G não standalone e DSS (com compartilhamento de espectro), a Opensignal avalia que houve uma melhora de 2,4 vezes. 

Notícias relacionadas

O upload na capital federal também figurou como o segundo maior do mundo, com 30,8 Mbps. Em primeiro aparece novamente Seul, com 40 Mbps. 

Por outro lado, os usuários da quinta geração no Distrito Federal foram dos que menos estiveram conectados na tecnologia. Em média, os celulares ficaram apenas 12,6% do tempo conectados no 5G, o que está em à frente apenas de Ottawa (Canadá) e Cidade do México na tabela de comparação. Ou seja: apesar de ter maior capacidade, a rede é menos utilizada do que as demais por estar menos disponível.

Comparativo brasileiro

Comparado com outras capitais brasileiras, Brasília ficou na primeira colocação no ranking de melhoria de velocidade de download comparado com o período pré-5, com um incremento de 688%. Em upload, a melhora foi pouco mais do que o dobro (104%), mas a capital federal ficou atrás de Goiânia, que avançou 185%. Veja no gráfico abaixo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!