Brasil oferece treinamento em Ginga a quatro países da América Latina

Técnicos e pesquisadores de quatro países que adotaram o padrão nipo-brasileiro de TV digital (SBTVD ou ISDB-Tb) vão receber capacitação em tecnologia Ginga e na produção de conteúdos interativos para o sistema. A formação será oferecida no Chile, Uruguai, Equador e Peru pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Notícias relacionadas
A capacitação tecnológica e transferência de tecnologia aos países que optaram pelo sistema nipo-brasileiro faz parte de acordos firmados entre os países. O trabalho será executado por uma equipe do o Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid, do Centro de Informática da UFPB. A previsão é de que a formação comece a ser oferecida ainda este ano.

Nesta semana, o secretário-executivo do Minicom, Genildo Lins, e a coordenadora do Grupo de Trabalho de TV Digital, Sissi Alves da Silva, formalizaram o convite à equipe da universidade. Lins informou que viabilizar a formação de técnicos e pesquisadores de outros países para que conheçam as potencialidades do software Ginga e outras funcionalidades do padrão de TV digital brasileiro tem sido uma das ações do ministério, visando expandir essa tecnologia em 17 países da América do Sul, América Central e África.

Pesquisas

Na visita à universidade, Genildo Lins e Sissi da Silva conheceram algumas pesquisas que o Lavid vem realizando e que utilizam o software Ginga. Foram apresentados os projetos LibrasTV, o Brasil 4D e o Cinema 4K. A plataforma LibrasTV permite maior acessibilidade de pessoas surdas à TV digital, web e cinema digital. Os conteúdos em Libras são gerados para a partir da tradução automática de textos, legendas ou áudio, e representados por um avatar, uma espécie de agente animado virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!