Após desaceleração de ISPs, Furukawa projeta crescimento com redes neutras

A fabricante de cabos e equipamentos ópticos Furukawa tem encarado o segmento de redes neutras como elemento importante na projeção de crescimento de 10% a 15% para a operação da América Latina em 2022.

No ano fiscal de 2021 (encerrado em março deste ano), a fabricante registrou alta atípica de 35% nas vendas em reais, revelou o presidente e CEO na América Latina, Foad Shaikhzadeh, durante o Furukawa Summit 2022. Entre as causas, a retomada de muitos projetos paralisados no ano anterior, marcado pelo início da pandemia.

Já neste ano, vendas menores que o planejado para provedores regionais (ISPs) foram reconhecidas pela empresa, ajudando a explicar a desaceleração projetada para o crescimento. Na dinâmica de mercado, as regionais estariam mais focadas em ativação de casas conectadas com fibra (ou HCs) do que na expansão da cobertura (medida em casas passadas, ou HPs), explica a fornecedora.

Notícias relacionadas

A Furukawa estima já ter detido 60% do share de mercado no ISPs, frente a atuais 20% após competição com players "sem nosso compromisso histórico", segundo Shaikhzadeh. "Não vamos brigar por commodity", afirmou. Por outro lado, a empresa ainda seria a mais lembrada para a "solução inteira" e "servitização", o que atrai também as redes neutras.

"Somos a principal [fornecedora] por conta das soluções pré-conectorizadas", afirmou o CEO, notando que o modelo não é novo para a fornecedora – que acompanha a atuação de redes neutras em países como a Espanha. Durante o Furukawa Summit 2022 realizado em Atibaia (SP) nesta semana, FiBrasil, V.tal e Ufinet tiveram participação de destaque nos debates, protagonizando um encontro na segunda-feira, 26.

Marca

A Furukawa também aproveitou o evento com clientes e parceiros para apresentar uma mudança no posicionamento do segmento de comunicação – que agora terá portfólio oferecido globalmente sob o chapéu Furukawa Solutions. A intenção é tornar mais integrada a operação de telecom da multinacional japonesa, que também tem atuação tradicional nos segmentos elétrico e automotivo. (O jornalista viajou para Atibaia a convite da Furukawa).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!