Nokia e Solis formam parceria para redes privativas no agro do Brasil

Imagem: Divulgação/Nokia

A Nokia firmou uma parceria com a Solis Tower Telecom do Brasil para a expansão de redes privativas sem fio para agronegócios no País. De acordo com a fornecedora, o acordo também deve promover a inclusão digital, já que leva Internet móvel para comunidades agrícolas em áreas rurais que ainda estão desconectadas. 

A ideia das duas empresas é de que uma rede LTE impulsione projetos que envolvam, por exemplo, máquinas conectadas e agricultura sustentável. "Além disso, também impulsionará a produtividade, permitindo comunicação instantânea entre trabalhadores e gestores", afirmou a Nokia em nota.

Na parceria, a Nokia entra com a oferta de soluções do próprio portfólio, como o Nokia AirScale, incluindo small cells, banda base, soluções de cabeça de rádio e estações rádio base Nokia Flexi Zone. A fornecedora também forneceu soluções de gabinete de energia com tecnologias de resfriamento desenvolvidas para uso externo. 

Notícias relacionadas

Essas soluções, quando aplicadas às tecnologias de Internet das Coisas (IoT), como NB-IoT e LTE-M, permitem a conexão integrada de máquinas, pessoas e sensores, segundo a Nokia. Já a Solis, uma provedora de NB-IoT e operadora MVNO focada no agronegócio brasileiro, fica responsável por construir a infraestrutura e atender às demandas dos clientes.

Segundo a Nokia, alguns negócios brasileiros já estão utilizando a solução conjunta das empresas. Esse é o exemplo da fazenda Vera Cruz do Xingu, no estado de Mato Grosso, Brasil.

"A introdução de uma rede LTE privada transformou nossas operações. Agora podemos nos comunicar facilmente com todos na fazenda. […] Monitores IoT nos dão acesso instantâneo a informações sobre coisas como umidade, colheita ou consumo de combustível, ajudando-nos a ser mais eficientes, economizar dinheiro e obter melhores resultados", disse o diretor da Vera Cruz, Henrique Carneiro Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!