Pane em roaming internacional afeta operadoras em todo o mundo

Foto: Freepik

Usuários de telefonia móvel em viagens internacionais estão enfrentando uma dificuldade generalizada devido a um apagão na cobertura de roaming internacional no mundo, afetando inclusive operadoras do Brasil.

A Anatel já está ciente do problema e entende que não se trata de uma falha na rede de uma empresa em específico, mas de um protocolo comum a várias operadoras mundo afora. A agência solicitou explicações e mais detalhes às teles.

O TELETIME apurou que operadoras brasileiras estão sendo impactadas e já atuam junto a outras teles para resolver o problema. A Claro chegou a apontar para clientes uma "falha massiva no roaming mundial", e que já estaria trabalhando para normalização. A Vivo também estaria enfrentando problemas, segundo relatos de usuários.

Notícias relacionadas

Em alguns casos, segue em funcionamento ao menos o serviço de VoLTE (Voz sobre Evolução de Longo Prazo, na tradução do inglês), modelo de transmissão usado em chamadas de voz em redes 4G LTE.

Estados Unidos

Clientes de gigantes norte-americanas como AT&T, T-Mobile e Verizon estão sem rede por períodos de até 24 horas, reportou o site Android Headlines. As empresas já estão cientes do problema, mas ainda não encontraram uma solução. 

Nas últimas horas, milhares de turistas em viagens internacionais informaram sobre o problema em plataformas como o Reddit. O apagão não está atrelado a um país ou região em particular – há clientes reportando problemas em cidades como Amsterdã (Holanda) e Munique (Alemanha), além de países como Canadá, Itália e México

Ao site Android Authority, a Verizon confirmou o problema com conectividade na sua base de usuários. "Alguns clientes que estão viajando internacionalmente estão enfrentando problemas de serviço. As chamadas telefônicas e as sessões de dados estão sendo concluídas com sucesso em cerca de 70% das vezes. Nossas equipes estão trabalhando ativamente com nosso provedor de roaming para resolver o problema", declarou a empresa.

Por outro lado, a AT&T amenizou o contratempo. "A rede da AT&T está operando normalmente. Alguns clientes que estão viajando internacionalmente podem estar enfrentando interrupções de serviço devido a um problema fora da rede da AT&T. Estamos trabalhando com um de nossos provedores de conectividade de roaming para resolver o problema", disse a companhia, também em nota.

(Colaborou Samuel Possebon)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!