Claro e Embratel instalam 4G para locomotivas da Rumo na serra paulista

A Claro, seu braço para o segmento corporativo Embratel e a Rumo concluíram a instalação de 41 antenas para ampliação do 4G na Serra do Mar paulista, propiciando conectividade para locomotivas da operadora logística.

Segundo a Embratel, as antenas estão 100% operacionais e espalhadas em 41 quilômetros de ferrovias entre as estações ferroviárias de Evangelista e Paratinga, no estado de São Paulo. O processo de implantação do 4G ao lado da Rumo teve início em maio de 2022. Por ser uma rede pública, a população e empresas locais também estão sendo beneficiadas pela infraestrutura.

Com o serviço de comunicação, a empresa de logística está otimizando o tempo de comunicação entre trens e o centro de controle de operações (ou COOs). Para tal, a Rumo também realizou um redesenho interno das locomotivas, tornando-as aptas a captar o sinal 4G de forma integrada à comunicação satelital utilizada nos trechos fora da serra.

Notícias relacionadas

"Além da Embratel, importante parceira nesse projeto, tivemos a contribuição da Nokia, responsável pelo desenvolvimento da solução de rede de missão crítica para as nossas composições", relembrou o diretor de tecnologia ferroviária da Rumo, Marco Andriola, em comunicado.

Na ocasião, o executivo comemorou os primeiros resultados do projeto de conectividade 4G. "Nossas composições contavam até então com sistema de comunicação via satélite neste trecho de serra. Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de 7 minutos para poucos segundos".

A rede de conectividade ainda possibilitou a instalação de câmeras nas cabines dos trens, para monitoramento constante que, em uma próxima fase, deve contar com recursos de inteligência artificial e analytics. A Embratel deve realizar toda a integração das tecnologias.

"O projeto foi desenhado em conjunto e de acordo com as necessidades da Rumo para que pudéssemos entregar um serviço de qualidade e que atendesse às suas demandas", apontou o diretor-executivo da Embratel, Gustavo Silbert, também em comunicado. Além de conexão 4G, a empresa do grupo Claro fornece diversos serviços em ferrovias e locomotivas da Rumo, como nuvem, data center, WiFi, conexão rádio P2P, gestão e monitoramento de equipamentos.

De acordo com a operadora, agora o objetivo é que a iniciativa 4G seja expandida para outros trechos da serra paulista, bem como para demais operações da Rumo. A empresa opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1,4 mil locomotivas e 35 mil vagões.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma perfeita combinação entre Comunicações e Transporte Ferroviário, que deve ter um crescimento exponencial no Brasil em função do atraso nesse setor e do crescimento da demanda com menores custos.
    Destaque para o atendimento as comunidades ao longo do percurso.
    Parabéns a equipe da Embratel e da Rumo pela iniciativa inovadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!