Embratel e Nokia vão conectar locomotivas da Rumo

A Embratel (braço da Claro para o segmento corporativo) e a Nokia anunciaram o fornecimento de soluções de conectividade para a operadora ferroviária Rumo. Inicialmente, 300 locomotivas do grupo logístico devem ser beneficiadas, chegando a mil em um segundo momento.

De acordo com comunicado, já foi iniciada a instalação de aparelhos de capacidade industrial da Nokia nos veículos. Configurado com inteligência e conectividade da Embratel, o hardware deve receber e rotear conexões de satélite, 4G/LTE, WiFi e rádio P2P no interior das composições.

A partir de configuração em nuvem hospedada em seu data center Lapa, a operadora de telecom deve apontar qual conexão é mais adequada para cada localidade. "Em trechos nos quais o sinal 4G é mais eficaz que o satelital, por exemplo, o dispositivo altera a conexão utilizada para comunicação e uso de aplicações", afirmou a Embratel – que também servirá gerenciamento e monitoramento 24 horas ao cliente.

Notícias relacionadas

4G

O projeto ainda envolve uma nova estrutura de conectividade com banda larga em trecho de sombra satelital na Serra do Mar, no estado de São Paulo. Com o contrato, a Embratel fica responsável por prover cobertura 4G a Rumo em área de 45 km de extensão que, por suas características geográficas, ainda não possuía nenhum tipo de cobertura.

"A estrutura elaborada pela Embratel, com o uso de dispositivos Nokia nas locomotivas, no data center e no trecho da Serra do Mar, em São Paulo, potencializa as operações da Rumo, permitindo mais agilidade no rastreamento em tempo real das composições, na comunicação com o centro de operações, na troca de dados e no uso de aplicações mesmo em áreas de difícil acesso", contextualizou o diretor executivo de soluções digitais da Embratel, Mário Rachid.

A companhia logística opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos da Rumo é formada por 1,2 mil locomotivas e 33 mil vagões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!