Claro concluirá integração de sistemas de vendas até janeiro de 2013

A Claro está finalizando a integração de seu sistema de vendas, uma maneira de reduzir custos e melhorar o atendimento aos clientes. A afirmação é do diretor de TI, demanda e testes da operadora, Wilson Teles Marcolin. “A Claro teve origem na junção de seis operadoras, que tinham processos diferentes, e gerenciar todos esses sistemas é um procedimento complexo”.

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O esforço começou há seis anos, quando as operadoras que compõem a Claro foram integradas. À época, eram mais de 900 sistemas diferentes para atendimento ao assinante e gestão da carteira de clientes da companhia, entre outras aplicações. “Hoje estamos com 250 programas, sendo 30 diretamente ligados ao atendimento dos usuários”.

Segundo Marcolin, a ferramenta de CRM contratada da Amdocs será utilizada primeiramente no segmento corporativo, no qual praticamente 50% dos novos clientes têm problemas com erros na conta durante os primeiros meses. “Isso evita que haja problemas que geram a devolução da fatura”, explica.

A segunda fase da integração é o uso da ferramenta para clientes pessoa física. A adoção ocorrerá entre o meio e o final deste ano. “Já estamos trabalhando esta área, mas em novembro vamos fazer testes e antes de janeiro de 2013 teremos o sistema implantado”.

De acordo com o diretor de TI, demandas e testes da Claro, a intenção é que Embratel e Net Serviços também utilizem a plataforma, já em 2013. “Faz todo o sentido, afinal, poderemos vender serviços integrados, mapeando os serviços que o cliente tem contratado”.

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