Pessoas passam mais tempo na Internet do que na TV, diz pesquisa

A Deloitte divulgou nesta sexta, 27, o resultado da terceira edição da pesquisa "O Futuro da Mídia", que, pela primeira vez, inclui o Brasil no quadro de países participantes, que tem ainda Estados Unidos, Japão, Alemanha e Grã-Bretanha. Segundo a pesquisa, as pessoas passam três vezes mais tempo por semana conectados à Internet do que assistindo televisão. A pesquisa diz ainda que o Brasil apresenta crescimento em termos de consumo de mídia, sendo que os consumidores gastam 82 horas por semana utilizando diversos tipos de mídia e tecnologias de entretenimento. Para a maioria dos consumidores pesquisados, o computador superou a televisão em termos de entretenimento, sendo que 81% consideram o computador um meio de entretenimento mais importante que a TV, e 58% deles disseram que videogames, jogos no computador e online são importantes fonte de entretenimento. Além disso, a pesquisa aponta que 50% dos entrevistados estão atentos aos lançamentos tecnológicos e tentam adquirir rapidamente esses equipamentos. Ainda 47% usam o celular como um dispositivo de entretenimento.
Segundo a Deloitte, foram ouvidos cerca de 9 mil pessoas no total, sendo 1.022 no Brasil. O grupo foi dividido em quatro categorias, de acordo com a idade: Geração Millennials (ou geração Y), na faixa etária de 14 a 25 anos; Geração X, na faixa etária de 26 a 42 anos; Geração "Boomers", na faixa dos 43 aos 61 anos; Geração "Matures", na faixa etária de 62 a 75 anos. A chamada Geração X é a mais envolvida com atividades interativas na Internet, como assistir a programas de TV ou usar o computador para chamadas telefônicas.
Os pesquisados apontam ainda o computador como importante ferramenta de entretenimento, mas não necessariamente como mais importante mídia, já que o conteúdo próprio tem grande importância. 83% dos entrevistados fazem seu próprio conteúdo de entretenimento por meio, por exemplo, da edição de fotos, vídeos e músicas.

Notícias relacionadas
Publicidade
O alto investimento publicitário na TV, contudo, se justifica. Pela pesquisa, a publicidade na televisão é considerada mais influente por todos os segmentos de idade, seguida da propaganda em revistas, on-line e jornais. Contudo, a TV perde influência entre os mais jovens. Os da chamada Geração Millennials, consideram a televisão e os jornais relativamente menos influentes sendo que a curva estatística da influência da Internet, dos telefones celulares e dos videogames cresce entre esse segmento de idade.
Na Internet, os entrevistados consideram a publicidade apresentada nos resultados de mecanismos de busca e banners de propaganda os mais influentes.
Acesso
A maioria dos entrevistados da pesquisa diz sentir-se limitada em função da velocidade de conexão, sendo que 85% afirmaram estar dispostos a pagar mais para ter conexões mais velozes. As pessoas da faixa etária acima de 43 anos são as mais dispostas a pagar mais por velocidades maiores.
Um total de 92% dos entrevistados possui celular. Entre os aplicativos oferecidos por este tipo de aparelho, as mensagens de texto são as mais utilizadas (92%), seguidas da câmera digital (78%), jogos (67%) e a câmera de vídeo (62%). Confira a pesquisa completa na home page do site TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!