Microsoft Azure expande portfólio de nuvem para operadoras de telecom

Braço da Microsoft para o segmento de nuvem, a Microsoft Azure apresentou uma expansão de seu portfólio cloud para operadoras de telecom, inclusive com recursos de inteligência artificial e com a abertura de programas para parceiros.

O conjunto de novidades foi apresentado na semana em que teve início o MWC 2023, em Barcelona (Espanha). Na edição anterior do evento, em 2022, a empresa norte-americana já havia introduzido o Azure for Operators ao mercado.

Agora, o portfólio foi expandido com o lançamento de versão pública e preliminar do Azure Operator Nexus. A plataforma para operadoras de telecom tem a AT&T como primeira operadora cliente; a norte-americana já executa núcleo (core) de rede móvel 5G standalone na nuvem da Azure, além de utilizar data centers próprios.

Notícias relacionadas

De acordo com a Microsoft, ao executar cargas de trabalho nas instalações em nuvem, as operadoras poderiam reduzir custos totais de propriedade (TCO) e monetizar investimentos mais rapidamente. Avanços nas capacidades de automação e a compatibilidade da plataforma com soluções de fornecedoras como Ericsson, Nokia e Mavenir também foram destacadas como possíveis habilitadoras de economias.

Em paralelo, a Microsoft ainda apresentou programas para parceiros. Um deles mira integradores de sistemas que garantam suporte no ecossistema de nuvem para a cadeia de telecom. O outro (chamado de Azure Operator Nexus Ready) envolve a certificação de APIs de fornecedores de CNF, VNF e outros softwares para funções virtualizadas de rede. Neste caso, empresas como Enea e Comtech já anunciaram adesão.

Inteligência artificial

Em meio ao buzz gerado pelo investimento da Microsoft na OpenAI (criadora do ChatGPT), a Azure também apresentou novos recursos para operadoras de telecom baseados em inteligência artificial.

Um deles é focado na obtenção de "insights" a partir das bases de dados massivas das provedoras, enquanto a segunda mira o gerenciamento de serviços na nuvem híbrida com ajuda da AI. Neste caso, a britânica 3UK já desponta como operadora usuária.

Os anúncios da Microsoft ainda envolveram a disponibilidade geral das plataformas de mobile edge computing (MEC) privativo e core 5G da Azure, a expansão das soluções na América do Norte e na Ásia, novos gateways para comunicações de voz baseada em nuvem e serviços de correio de voz. A íntegra dos anúncios da empresa pode ser conferida aqui (em espanhol).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!