A Alga Telecom (CTBC) divulgou nesta quinta-feira, 27, os resultados financeiros relativos ao ano de 2013, quando registrou aumento nas receitas, mas queda no lucro e aumento na dívida líquida. Entretanto, a companhia avalia positivamente o período, ressaltando a expansão de rede e serviços, o que impactou também no crescimento da base móvel e fixa.
A operadora acumulou receita bruta de R$ 2,458 bilhões em 2013, crescimento de 5,1%. A receita líquida foi de R$ 1,902 bilhão, crescimento de 5% em relação a 2012. A área de telecom obteve avanço de 5%, totalizando R$ 1,904 bilhão. Segundo a companhia, a queda nas receitas de tráfego local, longa distância e cartões de telefonia fixa foi compensada pelo crescimento de 36,4% (R$ 30,7 milhões) nas receitas de TV, 16,4% nas receitas de voz móvel (R$ 33,3 milhões) e de 13,2% (R$ 63,9 milhões) nas receitas com clientes corporativos da área de autorização.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 476,5 milhões, 5,3% mais do que o ano anterior, e com margem de 25%. Na área de telecom, o EBITDA ficou em R$ 400,3 milhões (aumento de 5,2%), mantendo a margem de 28% do ano anterior.
Entretanto, a empresa obteve um lucro líquido 2,3% menor do que em 2012, totalizando R$ 137,8 milhões. A Algar explica o desempenho com maiores despesas com depreciação "em razão dos volumes de investimentos necessários para expansão da companhia e maiores despesas financeiras no período". Já a dívida líquida aumentou 19,4% e totalizou R$ 881,8 milhões em 2013. A relação da dívida líquida com o EBITDA ficou em 1,85.
Segundo a Algar Telecom, foram investidos R$ 370,9 milhões, sendo que 63% foram destinados para a expansão de redes e o crescimento dos serviços de dados, voz e TV. Esse total foi 5,7% maior do que o investido em 2012.
Operacional
A telefonia fixa contava em dezembro com 1,205 milhão de linhas, 12,6% de crescimento. A área de banda larga cresceu 17,8% e totalizou 494 mil conexões, sendo que 370 mil foram acessos fixos xDSL (aumento de 13,2%) e 125 mil de acessos móveis 3G (crescimento de 33,9%).
Já a telefonia móvel aumentou 36,8% e fechou o ano passado com 922 mil acessos. O segmento pré-pago cresceu 50,4%, fechando o período com 696 mil conexões (76% do total). O pós-pago cresceu 6,8% e totalizou 225 mil clientes, que representam 24% do total da base móvel. A receita média por usuário (ARPU) foi de R$ 27,65.
A TV paga ficou com 135 mil acessos, aumento de 19,9%. No total, a Algar Telecom tem 2,756 milhões de acessos, crescimento de 21,1% em relação a 2012.
Expectativa
Para 2014, a empresa espera reforçar eficácia, qualidade e controle nas operações e no contact center. Além disso, a companhia pretende investir em modernização das redes de banda larga, aprimoramento do serviço de TV e na oferta de planos de telefonia móvel. Os planos tripleplay e quadplay continuarão a ser prioridade. Já para o setor corporativo, a Algar pretende expandir o backbone para novas cidades. A companhia espera ainda coincidir as comemorações de aniversário de 60 anos da empresa com a continuidade de transição da marca CTBC para Algar Telecom.