Sky deve encerrar ano com mais de 60 canais de TV aberta em banda Ku

Foto: Pixabay

A Sky tem a recepção de TV aberta via satélite em banda Ku como uma das grandes apostas para 2024, na medida em que a migração de usuários hoje atendidos via banda C progride no Brasil.

"Já estamos com 41 canais [em banda Ku] e nosso plano é ter 66 canais até o final de dezembro", afirmou ao TELETIME o CEO da Sky, Gustavo Fonseca. "Lançamos a Nova Parabólica há seis meses e ainda estamos fazendo ajustes tecnológicos para alguns modelos de decodificadores, mas é uma aposta nossa para 2024, de estar presente na TVRO com força".

Na avaliação do executivo, a opção tem capacidade de mudar o panorama do negócio de TV linear no Brasil, pela qualidade de sinal na ponta melhor do que a da banda C. Ao mesmo tempo, novos usuários que quiserem se tornar clientes da TV paga da Sky só precisariam fazer uma recarga da modalidade pré-paga, com ajuda do próprio decodificador da TVRO. A empresa tem dado sete dias de programação paga de forma gratuita para degustação de novos clientes.

Notícias relacionadas

"O pré-pago é opção SeAC para [converter] essa solução TVRO, sem precisar fazer cadastro e sem barreiras de crédito e entrada necessárias no negócio tradicional. A beleza é que já temos infraestrutura na casa do cliente e os investimentos no satélite e na transmissão, para que as coisas sejam compatíveis".

A migração de usuários de TV aberta da banda C para a banda Ku tem acelerado no Brasil, seguindo realocação que surgiu como consequência da disponibilização de espectro para o 5G. Estimativas apontam que quase 3 milhões de usuários no País já recebem os sinais abertos a partir da banda Ku.

DTH

De forma geral, Fonseca reconhece que a prestação de TV por assinatura via satélite (DTH) está em queda, mas que ocorre em ritmo mais lento no Brasil do que em outros mercados. Uma das razões seria a geografia do País e grande parcela da população sem outras opções de acesso. O CEO da Sky afirmou que as competidoras de TV paga com fibra ou cabo atuam em cerca de 500 cidades, ao passo que a cobertura da empresa com o DTH seria nacional.

Vale lembrar que a Sky também estava em tratativas para adquirir a base de DTH da Oi, em negócio que teve insucesso anunciado no começo de outubro. Sem dar detalhes sobre as divergências, Fonseca se resumiu a informar que as partes procuraram um bom acordo para os dois lados, mas sem chegar a um entendimento comercial.

* O jornalista viajou para Jaguariúna a convite da Vrio, controladora da Sky

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!