Para GVT, custo e flexibilidade da programação são desafios para oferta de TV paga

A GVT pretende entrar com serviço de TV paga em meados de 2011 baseada em um modelo diferente: Quer agregar ao DTH a interatividade dos serviços IPTV por meio de uma caixa híbrida, que recebe sinais de satélite para o broadcast e se conecta à banda larga para serviços adicionais. Mas a operadora queixa-se principalmente dos custos de programação no país. "O custo do conteúdo no Brasil é absurdo, muito a mais do que no exterior", disse Amos Genish, presidente da operadora, durante a Futurecom. Para o executivo, não é possível que no país um pacote simples chegue ao consumidor a R$ 100. "Há um grupo com poder que cobra mais do que razoável, e isso impacta no preço do cliente", disse. Para Ricardo Sanfelice, diretor de marketing e produtos da operadora, existe uma forte demanda pelos conteúdos Globo no mercado brasileiro, segundo as pesquisas feitas pela GVT. "É esse conteúdo que as pessoas querem, mas também é o mais caro". Ele lembra que outra dificuldade é que alguns modelos que a GVT pretende trazer ao país, como o catch up TV e uma oferta grande de VOD, ainda não são comuns. "Existem amarrações que são negativas porque eu não consigo inovar no empacotamento". Sanfelice explica que, descontados os custos que a GVT poderá compartilhar com outros serviços, cerca de 80% do preço é de programação. "Não coloco nessa conta os custos de instalação e atendimento, pois estes custos nós já temos. O custo de programação é o que mais vai pesar na oferta de vídeo", diz ele, deixando os outros 20% para o set-top.
Os pacotes da GVT estão desenhados, mas Sanfelice admite que eles devem mudar muito até o lançamento, em junho de 2011. "Até lá, muitos canais HD devem chegar ao mercado, e queremos ter uma oferta ampla de HD nos nossos pacotes, trazendo esse tipo de conteúdo para a base da pirâmide, como fizemos com a banda larga".
Do ponto de vista da infraestrutura, a GVT ainda está negociando com operadores de satélites e fazendo as chamadas de compra dos set-tops. Segundo Ricardo Sanfelice, a empresa optou por não utilizar a solução de distribuição de sinais da Telefônica (adotada pela Oi, CTBC e pela própria Telefônica) pois quer ter flexibilidade na oferta de produtos. "Nossa premissa é sempre controlar a rede de distribuição".

Notícias relacionadas
A oferta de TV por assinatura da GVT deve coincidir com a entrada da operadora com o serviço de voz e banda larga na capital paulista, no final do segundo trimestre de 2011.
Para a oferta de DTH da GVT falta ainda a liberação da autorização de DTH, já solicitada, e que deve ser liberada pela Anatel até o final deste ano, na estimativa da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!