Ericsson e Telefónica se juntam em memorando para cloud RAN

Photo by Karolina Grabowska from Pexels

A Ericsson e a Telefónica (controladora da brasileira Vivo) assinaram um memorando para acelerar a adoção de uma rede de acesso aberta construída sobre a arquitetura de cloud RAN da fornecedora.

Segundo comunicado, a dupla vai explorar como implantar redes de acesso baseados no recurso, com alto grau de automação, adotando abordagens alinhadas com as melhores práticas em ecossistemas de nuvem. Isso inclui o aproveitamento de rApps, aplicativos de software projetados para serem executados no controlador inteligente de RAN e arquitetura de gerenciamento e orquestração de serviços (SMO) para aprimorar as soluções de rede de acesso de rádio.

O CTIO global da Telefónica, Enrique Blanco, destacou que a colaboração "permite aproveitar os mais recentes avanços em virtualização e tecnologias de nuvem". A transição da rede para operações baseadas em software e a evolução para arquiteturas de rede abertas e desagregadas, em sua opinião, aumentarão a flexibilidade, permitirão novas arquiteturas e modelos de rede e impulsionarão a inovação.

Notícias relacionadas

Segundo a Ericsson, o Cloud RAN oferece grandes oportunidades para os provedores de serviços de comunicação construírem macro redes e também expandirem para aplicações empresariais. Para o vice-presidente executivo e chefe de redes da fornecedora, Fredrik Jejdling, a colaboração com a Telefónica "visa acelerar o desenvolvimento e a implantação de redes abertas nativas da nuvem".

"Isso permitirá um ecossistema aberto de inovação e a forma como pensamos sobre o valor das redes, ao expor novas capacidades através de APIs padronizadas. O mais recente desenvolvimento da O-RAN Alliance nos permite construir redes de alto desempenho em padrões Open RAN, em escala".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!