Teles reclamam da inclusão de cidades de alto poder aquisitivo na lista da Telebrás

As operadoras de telecomunicações criticaram duramente a relação de cidades que serão atendidas inicialmente pela oferta de capacidade de rede da Telebrás.. Segundo as operadoras, o serviço de banda larga está disponível em 97 das 100 cidades divulgadas na reunião desta quinta, 26, do Fórum Brasil conectado. Segundo nota do Sinditelebrasil, sindicato patronal que reúne as empresas, "a meta do governo, de chegar a 4.283 municípios até 2014, será ultrapassada em muito já em dezembro de 2010 pela iniciativa privada, que instalará suas redes (backhaul) em todos os 5.565 municípios brasileiros até fim deste ano".
Segundo a nota do Sinditelebrasil, o governo não só está duplicando a rede já existente como está avançando sobre mercados de alto poder aquisitivo e alta penetração. Diz ainda que o governo deixou de atender 89 cidades que estão em um raio de 50 km dos pontos de presença do backbone da Telebrás. A associação ressalta que as "redes fixas de banda larga já estão presentes em mais de 4.800 municípios" e que "a infraestrutura de 3G, por sua vez, está em 1.023 cidades e a previsão é de que alcance três mil municípios no próximo ano". A tese defendida pelas operadoras é de que "as operadoras privadas são a melhor opção para massificar os serviços e atender à população com banda larga".
Segundo a nota, "os acessos em banda larga pelas redes privadas chegaram a 26,1 milhões. Ao longo do primeiro semestre foram ativados 7,7 milhões de novas conexões de internet rápida, entre acessos fixos, celulares 3G e modems de conexão à internet. O crescimento no semestre foi de 42% em relação a dezembro de 2009, que registrou 18,4 milhões de acessos".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!