A Alô Chip entrou em contato com este noticiário para explicar a sua ação de marketing multinível que envolve venda de simcards da Oi. Segundo o CEO da companhia, Júnior Von Ancken, o que existia era uma parceria com uma distribuidora credenciada de simcards da Oi em São Paulo. Embora nunca tenha sido assinado nenhum contrato direto entre a Alô e a Oi, Ancken garante que executivos da regional de São Paulo da operadora estavam cientes da ação e teriam concordado com ela, estipulando inclusive metas de desempenho.
Ancken prefere classificar o projeto da Alô como um "programa de fidelidade". Ela revende pela internet simcards da Oi com R$ 20 de crédito pelo preço total de R$ 54,50 (R$ 20 pelo chip, R$ 20 pela recarga e R$ 14,50 para o envio pelos correios). São comercializados por enquanto apenas simcards com DDDs do estado de São Paulo. Os participantes do programa são estimulados a angariar novos assinantes. Para cada quatro novos usuários indicados por mês, o participante ganha R$ 20 em recarga. A partir do quinto indicado em um mês, o participante ganha R$ 5 em crédito em um cartão de bandeira Visa por cada indicado. Em 45 dias o programa alcançou 13 mil assinantes.
O problema é que muitos desses participantes começaram a enviar emails de propaganda do programa usando a marca da Oi e divulgando que a iniciativa havia sido criada pela operadora. Ancken reconhece a dificuldade de controlar todos os participantes, mas disse que a Alô realiza treinamentos diários pela internet e que tem conseguido reduzir esse problema. "No nosso site não mencionamos a Oi em nenhum momento. Sempre divulgamos que o negócio é da Alô e que o sistema de fidelização é gerenciado pela Alô", afirma o presidente da companhia.
Procurada novamente por este noticiário, a Oi enviou comunicado em que diz: "A Oi esclarece que não está praticando qualquer tipo de promoção ou parceria com a empresa Alô Chip. A companhia informa ainda que nenhuma de suas distribuidoras está autorizada a usar a marca da empresa em ofertas ou promoções sem aprovação prévia da Oi".