Uma das lições mais repetidas durante o Mobile Marketing Forum (MMF), evento organizado pela Mobile Marketing Association (MMA) esta semana em São Paulo, é a necessidade de se tratar a internet móvel de maneira apropriada e levando em conta as características únicas dessa mídia. No primeiro dia do evento, Michael Becker, vice-presidente da iLoop, relembrou uma velha máxima da teoria da comunicação para justificar isso: o meio é a mensagem. "Talvez exista apenas uma internet em termos de conteúdo. Mas quando se trata de interface com o usuário, existem várias internets diferentes, tanto quanto telas de celulares diferentes. O meio é a mensagem. Temos que levar isso a sério no celular", disse Becker.
No segundo dia do evento, nesta quinta-feira, 26, os cases apresentados por alguns importantes players da internet tradicional confirmaram a tese defendida por Becker. Samantha Jones, do UOL, disse que sua empresa tem três diferentes versões de seu portal para internet móvel: um para celulares em geral, outro para smartphones e um terceiro especialmente para iPhones. Segundo a executiva, uma das diferenças gritantes no uso da internet móvel em comparação com a internet acessada via PC é que a navegação não é tão profunda. Em outras palavras: no celular, o usuário não está disposto a dar muitos cliques e avançar para páginas internas. "Dificilmente o usuário chega até a terceira tela", relatou. É por isso que o UOL tenta condensar o máximo possível de informações relevantes logo na primeira página de sua versão móvel, disse Samantha.
O Terra também aprendeu que era necessário adaptar seu portal para a internet móvel. Antes de fazê-lo, boa parte das pessoas que tentavam conectar o site comum do Terra via celular não conseguiam terminar de carregar a página. Hoje, o Terra tem versões especiais para iPhone, Blackberry e modelos high end da Nokia, que juntos representam cerca de 90% dos acessos móveis ao portal. Depois que foram feitas as versões para internet móvel, o acesso via celular ao portal do Terra aumentou 119%.
Métricas
Sobre a questão das métricas de campanhas móveis, a Predicta apresentou uma solução que vem sendo usada pelo Terra e que consegue gerar relatórios detalhados sobre cada ação. "Conseguimos ver o número de visitas, a quantidade de usuários únicos, o tempo médio de navegação por tipo de aparelho etc", disse Claudia Woods, CIO da Predicta.