"Compartilharemos rede até onde o regulador permitir", diz CTO global da Telefônica

No Brasil, a Telefônica está estudando a possibilidade de compartilhar espectro de 4G com seus concorrentes, tendo inclusive perguntado à Anatel sobre a viabilidade regulatória dessa ideia. Em Barcelona, no Mobile World Congress (MWC), MOBILE TIME aproveitou a presença do CTO global do grupo, Enrique Blanco, para verificar se essa é uma estratégia mundial da companhia ou pontual do mercado brasileiro. "Nosso objetivo é dar sempre a melhor rede ao cliente e isso não é incompatível com o compartilhamento de espectro. Compartilharemos nossa rede até onde o regulador permitir", respondeu o executivo.

Notícias relacionadas
Blanco aproveitou para citar o exemplo britânico, onde a empresa divide a rede com a Vodafone. Lá, o compartilhamento chega até aos equipamentos de rádio, mas não ao espectro em sim, porque o regulador não permite. Ou seja, no fim das contas, o compartilhamento de espectro é desejado pela companhia, mas vai depender do órgão regulador de cada país. Blanco aproveitou para ressaltar, contudo, que a empresa "não pensa em acessos, pensa em clientes". Em outras palavras: o compartilhamento de rede e de espectro não pode afetar a experiência dos assinantes.

Brasil

As discussões entre operadores brasilerios e a Anatel em relação à possibilidade de compartilhamento da rede de rádio (RAN sharing) têm sido intensas em Barcelona. As operadoras têm apresentado à Anatel os detalhes técnicos e a agência, por sua vez, tem exposto seus pontos de preocupação. Por enquanto, as preocupações da Anatel estão relacionadas à responsabilização por falhas, à possibilidade de devolução de frequências, ao uso eficiente do espectro (sem deixar frequências ociosas) e ao acesso de uma operadora sobre as informações dos clientes da operadora "hóspede". Mas, de um modo geral, a vontade de todas as operadoras em realizarem o compartilhamento e a própria regulamentação, que prevê essa possibilidade, sinalizam que o pedido das empresas deve ser aprovado sem maiores problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!