Telecom movimenta US$ 3 trilhões em 2006, diz TIA

O mercado mundial de telecomunicações atingiu a marca de US$ 3 trilhões em receitas no último ano, um crescimento de 11,2% em relação a 2005, impulsionado pelo investimento de operadoras em novas tecnologias IP, infra-estruturas wireless e novas fibras para atender à crescente demanda por banda larga e serviços de alta velocidade. A Europa foi o mercado com a maior receita, somando US$ 1 trilhão. Em segundo lugar ficou o mercado norte-americano, em que a receita do setor cresceu 9,3% e chegou a US$ 923 bilhões. A região Ásia/Pacífico teve receitas de US$ 715 bilhões e a maior taxa de crescimento (21,6%) se verificou nos mercados de Oriente Médio e África. Os dados são do levantamento ?Telecommunications Market Review and Forecast 2007?, elaborado anualmente pela Telecommunications Industry Association (TIA), e a previsão é de que as receitas globais atinjam US$ 4,3 trilhões em 2010.

Mercado norte-americano

Em 2006, as tecnologias de cable modem e DSL continuavam dominando o segmento de banda larga nos Estados Unidos com 96% do mercado, mas o estudo da TIA indica que este quadro tende a se alterar. Até 2010, 87% de todos os acessos norte-americanos à internet serão de alta velocidade e novas tecnologias de banda larga como fibra óptica, satélite e PLC (dados sobre redes elétricas) responderão por 11% desses assinantes.

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A corrida das teles fixas para oferecer serviços de vídeo e TV sobre suas redes competindo com serviços de TV a cabo fez com que fossem implantados cerca de 20 mil quilômetros de fibras ópticas naquele país no último ano ? 9,1% a mais que em 2005.
Já as operadoras móveis esperam que seu negócio seja impulsionado por serviços de dados e aplicações multimídia. No último ano, esses serviços responderam por apenas 10% da receita das teles wireless, mas a projeção é de que este índice se eleve para 24% até 2010.
As receitas de serviços de voz sobre IP (VoIP) também devem aumentar nos próximos três anos, quando os assinantes do serviço nos Estados Unidos representarão 34% do total de assinantes residenciais, isto é, somarão 25,5 milhões de usuários.

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