RIM começará testes com operadoras para o BB10 em outubro

Mesmo depositando todas as suas fichas no BlackBerry 10 (BB10), a Research In Motion (RIM) ainda não se mostrou disposta a marcar uma data de lançamento para o software. Apesar da importância da plataforma para o futuro da companhia canadense, o evento BlackBerry Jam Americas que ocorreu nesta terça-feira, 25, em San Jose, Califórnia, limitou-se apenas a divulgar que em outubro começam os testes com operadoras, além de mostrar algumas funções do sistema operacional. Os desenvolvedores, pelo menos, tiveram novidades mais palpáveis: além de um novo handset de testes, atualização do SDK com novas APIs que permitem maior integração com ferramentas do sistema como o BBM (serviço de mensagem da RIM) e compartilhamentos.

Notícias relacionadas
"Estamos trabalhando com operadoras para enviar os primeiros dispositivos BB 10 para vocês", afirma CEO da empresa, Thorsten Heins, sem dar uma data precisa para o lançamento. Ele disse que vários clientes corporativos já estão testando a versão beta do sistema, combinado com as ferramentas de gerenciamento BlackBerry Enterprise Service e BB Balance. "O BlackBerry 10 está a caminho. Nossas forças de venda estão prontas e as operadoras começarão a testar no próximo mês", garante. "É o nosso lançamento mais importante de todos os tempos."

Mesmo sem grandes novidades, o  CEO aproveitou o evento para mostrar um pouco mais de recursos do novo sistema operacional, além de disparar indiretas aos concorrentes. "Com o BB 10, temos o poder de processamento em um dispositivo móvel próximo ao de um laptop, então já se foram os dias em que precisávamos apertar o botão de Home para entrar e sair dos programas", afirma, comparando com a prática comum em aparelhos iOS, da Apple, e Android, do Google. Isso porque o software tem, desde sua arquitetura QNX, foco na experiência multitarefa, buscando integração entre aplicativos e plataforma para que não seja preciso fechar nenhum programa para acessar outro. Outro ponto apresentado foi o teclado, que traz suporte à previsão de palavras em vários idiomas ao mesmo tempo; o BB Hub, que aglomera informações de notificação e atualizações de contato sem a necessidade de abrir diversos aplicativos para acessar as informações; e a interface Flow, que utiliza o recurso Peek para transição entre telas com gestos simples de deslizar o dedo na parte inferior do display, fazendo o mesmo gesto para trás para voltar à janela anterior.

Heins também ressaltou que foram 80 milhões de acessos com o BlackBerry no mundo no segundo trimestre do ano. "Estamos convencidos de que a plataforma BB10 vai moldar os próximos dez anos de modo tão profundo quanto o BB mudou a década anterior", disse.

Foco nos desenvolvedores

Reafirmar o compromisso da empresa com os desenvolvedores também foi o objetivo da BB Jam, então a RIM aproveitou a ocasião para anunciar o novo dispositivo de testes, o Dev Alpha B. Trata-se de um novo lote do smartphone para os novos programadores que aderirem ao programa para a nova plataforma – quem já recebeu o Dev Alpha anterior (que teve as 5 mil unidades esgotadas) não poderá ter o novo, embora os executivos da companhia tenham garantido que a experiência para testes dos aplicativos seja a mesma.

A ferramenta de desenvolvimento (SDK, na sigla em inglês) também foi atualizada a partir desta terça-feira, tanto no aparelho Dev Alpha quanto no emulador para computadores. Agora ele traz serviços nativos como central de mensagens, calendário, contatos e BBM. O SDK, disponível no Developer Zone, terá agora dez novas APIs para integração com  ferramentas do sistema como o BBM (serviço de mensagem da RIM) e compartilhamentos.

A loja de aplicativos BlackBerry App World, por sua vez, estará aberta oficialmente para que desenvolvedores submetam aplicativos a partir do dia 10 de outubro, apesar de ainda não permitir a comercialização dos programas. O programa 10K Commitment, para recompensar com US$ 10 mil os desenvolvedores certificados que não consigam gerar o mesmo valor em um ano, receberá apps até o dia 21 de janeiro de 2013 – o que pode indicar a proximidade com o lançamento do BB10, ou, pelo menos, a abertura pública da App World nesta data.

No entanto, o evento em San Jose mostrou alguns aplicativos que não chegaram a empolgar a plateia de desenvolvedores presente. Entre as novidades, um app nativo do Facebook que, a despeito do que afirmou o VP de alianças globais e desenvolvimento de negócios da RIM, Martyn Mallick, não apresentou nada de novo em relação à versão encontrada em dispositivos Android e iOS. Já o Foursquare trouxe, além das características tradicionais do aplicativo da rede de geolocalização, a integração com o BBM como novidade. A Cisco também apresentou uma versão do WebEX, plataforma de conferência da empresa, que possibilita realizar uma chamada telefônica a partir do app sem a necessidade de códigos para entrar nas salas de reunião virtuais. Os games também mostraram poucas novidades, com apenas um título (Alpha Zero) original para o BlackBerry 10.

Update

Além de novidades do BB10, a versão 7.1 do sistema operacional foi liberada nesta terça no Brasil para usuários do smartphone BlackBerry 7. Entre as novidades, estão inclusas funções de compartilhamentos por meio da tecnologia NFC ou Bluetooth no serviço chamado Tag. O aparelho também poderá se tornar um ponto de acesso móvel para até cinco dispositivos Wi-Fi, dependendo de cada operadora liberar a função.

Com a versão 7.1, os aparelhos BlackBerry Curve 9360 e 9380 ganham também um app de rádio FM para sintonizar rádios locais que funciona sem planos de dados. Para baixar a atualização do sistema operacional é preciso escolher a operadora (e o País) e a versão do aparelho a partir deste link: http://us.blackberry.com/support/apps-and-software/desktop-and-device-download-sites.html.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!