Telefônica Celular terá de aumentar ativos para formar joint venture

Um dos resultados inesperados do aumento de capital da Telesp Celular, segundo avaliação do mercado, é que os ativos da Portugal Telecom no Brasil são agora superiores aos da Telefônica Celular. Ou seja: inverte-se a situação de desequilíbrio na composição da joint venture que as duas companhias estão constituindo.
Portanto, são os espanhóis que devem partir em busca de novos ativos para chegar a uma contribuição de 50% do capital da nova empresa. Vale lembrar que no anúncio da associação, em janeiro do ano passado, previu-se a unificação das controladas dos dois grupos ibéricos, cabendo à Portugal Telecom indicar o CEO e à Telefônica Celular o chairman da joint venture.
A Telefônica Celular deve retomar a operação de troca de ações de suas operadoras por BDRs da Telefônica ? a exemplo do que fez com a Telesp fixa. Nesse caso, o negócio seria feito com Tele Leste Celular e CRT. Pode também recomprar ações, em especial da Tele Sudeste Celular, da qual já possui maior participação sobre o capital total.

Notícias relacionadas
Outra hipótese seria cobrir a diferença com aporte de recursos ou fazer uma nova aquisição, de forma a complementar a área de cobertura, opção que levaria à TCO e à Telemig Celular. O problema é que uma aquisição de tal porte poderia produzir um novo desequilíbrio entre os sócios ibéricos.
É preciso ter claro, porém, que qualquer que seja a opção, a Telefônica esbarrará em sérios obstáculos conjunturais. A opção mais favorável aos espanhóis seria, evidentemente, a troca de ações por BDRs. Mas as condições de mercado não são boas para isso. As demais envolvem desembolsos substanciais, o que também não é fácil, dada a resistência dos investidores no aumento da exposição ao risco Brasil. De qualquer forma, abre-se, desde já, a possibilidade de um movimento especulativo com ações, principalmente, da Tele Sudeste Celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!