Abranet alerta contra monopólio no acesso

De acordo com Roque Abdo, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso à Internet (Abranet), se não forem mudadas as regras de remuneração das redes locais nas conexões de dados, as operadoras vão continuar a investir em provedores próprios gratuitos e as empresas que vivem do acesso pago deixarão de existir nos próximos dois anos. O alerta é feito por conta do anúncio do lançamento de mais um provedor gratuito, o iTelefônica, pela Telefônica, nesta quarta-feira, 25. O novo serviço, em fase de testes, pode somar-se ao iBest, da Brasil Telecom, ao iG, da Telemar, e ao Pop, da GVT, como provedores de acesso pertencentes a operadoras com alcance nacional.
Abdo diz que a corrida pela oferta de acesso gratuito, com cada operadora visando garantir a manutenção do tráfego das conexões à Internet em sua rede, não terá vencedores. Nem mesmo os usuários, na medida em que, segundo o dirigente, o que sustenta o provimento do conteúdo pelos portais é a cobrança do acesso. ?No Brasil, apenas três dos dez sites com mais assinantes são estrangeiros?, comenta.
O presidente da Abranet observou que a entidade vai intensificar as gestões junto à Anatel para modificar o modelo baseado na cobrança das operadoras locais que mais originam tráfego do que recebem. Para ele, esta forma de tarifar abre uma brecha para que as concessionárias locais acabem dominando o acesso. ?A Telefônica manifestou-nos o desejo de que tudo isso termine rapidamente, com clara intenção de não expandir o acesso gratuito caso as autoridades tomem providencia em relação ao sumidouro de tráfego?, diz Abdo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!