Fusões e aquisições em telecom e mídia ficam estáveis no primeiro semestre

Uma pesquisa da KPMG revelou que as empresas do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) fizeram 368 fusões e aquisições no primeiro semestre de 2023, uma queda de 41% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 629 transações do tipo no Brasil. 

Enquanto, alguns subsegmentos enfrentaram quedas bruscas, as operações em Telecomunicações e Mídia foram menos abaladas, caindo para 33 em comparação a 34 no primeiro semestre de 2022. 

Na cadeia de TMT ainda estão inclusos os segmentos de Tecnologia da Informação (169 operações no semestre, contra 180 há um ano); Empresas de Internet (157 vs. 410, no maior recuo); e Publicidade e Editoras (alta para 9 ante 5). 

Notícias relacionadas

A versão completa da pesquisa abrange 43 setores da economia brasileira e mostrou que o número das operações no setor corresponde a 50% do total de 737 transações realizadas no País no período. 

"É interessante observar a relevância dessas empresas, considerando que elas atingiram metade do total de operações realizadas no País. A queda mais significativa foi em empresas de Internet, porém os segmentos de Tecnologia da Informação, telecomunicações e mídia permaneceram relativamente estáveis na comparação. As organizações de publicidade e as editoras quase dobraram o número dessas transações", afirma Márcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil.

Total

Com as 365 operações nacionais de fusões e aquisições do segundo trimestre, o primeiro semestre do ano atingiu os 737 negócios concretizados. Considerando as 372 transações dos primeiros três meses do ano, o cenário permaneceu praticamente estável.

"Pelos números do trimestre, o cenário de fusões e aquisições está estável, no mesmo patamar dos últimos quatros trimestres, apontando para cerca de 1.500 transações no final do ano. Embora os números apresentem uma queda com relação ao semestre anterior, o cenário está com melhores perspectivas do que no início deste ano", analisa o sócio da KPMG, Luís Motta.

Fora a cadeia de TMT, instituições financeiras, com 31 operações, também movimentaram o cenário de M&A, seguidas de hospitais e laboratórios de diagnósticos (20); companhias de serviços (18); seguros (14); supermercado (6) e produtos de engenharia (5).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!