Convergência de pré e pós-pago é a tendência no celular

Uma das principais tendências do mercado de sistemas de billing é a convergência entre plataformas de pré e pós-pagos. A afirmação é de Birger Thorburn, CTO da CSG Systems para América Latina e Caribe, palestrante que abriu a 4ª edição do Congresso ?Billing, OSS e BSS? nesta segunda-feira, 25, no Rio de Janeiro.
As novas gerações de plataformas de billing para telefonia celular integram clientes pré e pós-pagos, permitindo a oferta de todos os serviços para todos os clientes. ?Cada vez mais os planos pós e pré-pagos são vistos apenas como formas de pagamento diferentes?, explica o executivo. Além de facilitar o marketing e agradar os clientes pré-pagos, a convergência resulta em uma economia e maior simplicidade, por se tratar de um sistema unificado de billing.
A CSG desenvolveu há cerca de um ano uma plataforma convergente, mas ainda não a vendeu para nenhuma operadora brasileira. ?Aqui as companhias de telefonia celular ainda estão preocupadas em aumentar suas bases. Além disso, algumas ainda não obtiveram retorno do investimento em suas plataformas atuais?, analisa Thorburn.

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Auto-atendimento

Outra tendência no mercado de billing apontada durante o primeiro dia de palestras é o crescimento de serviços de auto-atendimento pelo celular. Acredita-se que quanto mais opções forem oferecidas aos clientes, mais satisfeitos eles ficam e menores são os gastos com callcenter. Enquanto uma ligação para callcenter custa em média US$ 4 para a operadora, uma chamada para serviços de auto-atendimento custa US$ 1, segundo a CSG.

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