Eletronet inaugura ponto de troca de tráfego em Belo Horizonte

Foto: Malcoln Oliveira/Pexels

A Eletronet, fornecedora de serviços de trânsito IP e circuitos de alta velocidade em longa distância por rede de fibra óptica em OPGW, anunciou a ativação de um ponto de troca de tráfego (ou IX) em Belo Horizonte (MG). A estrutura deve favorecer a fluidez do sinal e a diminuição da latência em um dos pontos de troca de tráfego mais estratégicos do Brasil, afirma a empresa.

A ativação do IX da Eletronet em Belo Horizonte deve atender, principalmente, provedores da região. Apesar do foco, organizações de outras áreas do País que desejam trocar tráfego e acessar conteúdos presentes também poderão ser beneficiados, entende a operadora – citando provedores de conteúdo da Internet, redes de distribuição de conteúdo (CDNs), instituições acadêmicas, financeiras e governamentais

"Usualmente, um provedor, para acessar os conteúdos que seus clientes procuram, precisa estabelecer links diretos com centros de concentração de conteúdo, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, diretamente ou por meio da contratação de links de dados. Porém, com o IX [de Belo Horizonte] estas conexões passam a não ser mais necessárias, tornando a troca de dados direta, mais eficiente e elevando os níveis de segurança", afirmou Célio Mello, gerente de produtos da Eletronet.

Notícias relacionadas

"O PIX de Belo Horizonte é um IX com grande relevância no Brasil, pois conta com 102 participantes e mais de 30 Gbps de tráfego. Neste cenário, a Eletronet entra para somar mais ainda, trazendo novos participantes e com a missão de fazer o tráfego crescer ainda mais, como fez nos outros pontos com os quais se conectou recentemente", completou a empresa de infraestrutura.

Números

Com a adição, a Eletronet passa a marcar presença em 27 IXs. Destes, 19 são nacionais (sendo cinco próprios e com participação em outros 14). A operadora ainda reporta 166 POPs interligados em sua rede própria de fibra óptica em OPGW no Brasil, que chega a 17 mil quilômetros.

Nas proximidades de Belo Horizonte, a empresa reúne 3 POPs na região metropolitana (Barreiro, Taquaril e Itambé), além de ter outros 29 POPs distribuídos no estado de Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!