Telecine anuncia sua plataforma de TV everywhere

A Rede Telecine anunciou nesta quinta, 25, o lançamento de seu serviço de TV everywhere, Telecine Play. O serviço estreia no dia 1º de agosto, oferecido sem custos adicionais aos assinantes dos seis canais Telecine. Os assinantes das operadoras Vivo, GVT e Net serão os primeiros a usar a plataforma, seguidos dos assinantes da Claro, em setembro. Já no lançamento, em torno de 1,5 mil títulos, incluindo estreias e clássicos, estarão disponíveis em computadores e iPads. A partir de setembro, os aplicativos para iPhones e tablets e smartphones com sistema Android estarão disponíveis.

Notícias relacionadas
Segundo João Mesquita, diretor geral da Rede Telecine, a plataforma vem sendo desenvolvida há um ano e meio e tem o intuito de complementar a oferta de conteúdos aos assinantes dos canais de filmes, como uma ferramenta de fidelização. "Acredito que um dia as pessoas assinem mais pelo acervo online e pelo video on-demand que pelos canais lineares. Nossa comercialização ainda será por operadores parceiros", disse o executivo. "Nosso negócio não são canais. Nosso negócio é cinema, fora da sala de cinema", definiu.

A diretora de marketing da rede, Flávia Hecksher, conta que o período de exclusividade que a programadora têm para explorar os títulos se estenderá a todas as plataformas. Segundo ela, os títulos chegam ao VOD do Telecine entre três e cinco meses após o lançamento nas salas de cinema, e aos canais e à plataforma online aproximadamente 11 meses após o lançamento. Pelo menos por enquanto, conta a executiva, não há planos de fazer um serviço transacional para a plataforma online.

A oferta de filmes no serviço de TV everywhere será mais ampla do que a oferta nos próprios canais da Rede Telecine, que exibem aproximadamente mil filmes por mês, cem deles estreias. Mesquita acentua que o serviço se destaca entre as outras ofertas de filmes online por conta com um acervo composto também por lançamentos. Os títulos estarão disponíveis na plataforma online 24 horas após a estreia nos canais Telecine. Segundo Flávia, seria possível estear antes, mas a programadora optou por privilegiar, neste momento, os canais lineares.

Os filmes estão disponíveis apenas em definição standard, por obrigação contratual com os estúdios. Segundo Flávia, a meta é disponibilizá-los em HD, mas sem previsão de quando isso aconteça.

Curadoria

Os títulos serão divididos na plataforma por gênero, sendo possível pesquisar na videoteca por título, elenco e diretor. Além disso, serão criadas seleções especiais, explorando a diversidade de segmentação possível em um acervo deste porte. Nesta fase de demonstrações, o serviço já conta com seleções como filmes brasileiros, títulos da Disney, filmes infantis e "novos clássicos" da década de 1980. Além disso, a plataforma é capaz de aprender o gosto do assinante e fazer sugestões personalizadas. "Com um acervo deste tamanho, o assinante precisa de um guia. Quando ele busca um título específico, precisa ser fácil de encontrar. Também é importante que ele receba sugestões quando entra no serviço sem saber o que assistir", explica Flávia.

Também é possível fazer uma seleção de títulos e salvá-la em uma pasta para assistir mais tarde (sempre por streaming). Esta pasta aparece em todos os dispositivos do assinante, que pode ter até quatro dispositivos registrados por assinatura, incluindo computadores, tablets e smartphones. Também é possível começar a assistir um título em dispositivo e continuar, de onde parou, em outro.

A plataforma permite salvar as preferências de áudio (original ou dublado) e legenda do assinante, sendo possível ainda mudar a configuração durante a exibição de um filme.

Alguns filmes da Rede Telecine já eram disponibilizados na plataforma de TV everywhere da Globosat, o Muu. Com o lançamento, o Muu exibirá apenas filmes com a marca do canal Megapix, e terá um link para o novo serviço de TV everywhere.

Pesquisa

A Rede Telecine encomendou uma pesquisa quantitativa nacional ao grupo Troiano para mapear o comportamento dos brasileiros em relação ao consumo de filmes e entender a forma como as diferentes faixas etárias e classes sociais se relacionam com as telas. Com 2,12 mil entrevistas com pessoas de 18 a 60 anos das classes A, B e C, o estudo aponta que os produtos tecnológicos já fazem parte do dia a dia dos brasileiros e que os smartphones são realidade em todas as classes sociais. Segundo o estudo, 92% desses brasileiros estão conectados à Internet de alta velocidade/banda larga e têm aparelhos móveis (notebooks, tablets e/ou smartphones). Os tablets já são usados por 25% dos brasileiros,. Na pesquisa, o conceito do Telecine Play foi testado e teve alto índice de aprovação, ganhando nota nove (numa escala de zero a dez) na avaliação dos entrevistados.

Outra tendência apontada é que o consumidor busca liberdade e poder de decisão na hora de assistir a filmes, e isso é tão importante quanto ter acesso a produções recentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!