Motorola e Neogrid firmam parceria para plataforma de comunicação B2B

Homens brancos, executivos, ao lado de uma televisão para uma apresentação à imprensa
Da esq. à dir.: James Mattos, diretor de vendas da Motorola for Business para o Brasil, e Jean Klaumann, CEO da Neogrid

A Motorola e a Neogrid anunciaram nesta segunda-feira, 25, uma parceria voltada ao mercado de trade marketing no Brasil. No acordo, a Neogrid vai incorporar a MotoTalk, uma plataforma de comunicação B2B da fabricante de smartphones que leva inteligência artificial (IA), ao seu portfólio de dados e inteligência que atende os setores de varejo e indústria no País.

O Mototalk é uma plataforma de produtividade empresarial que funciona em desktop e mobile, atendendo os principais sistemas móveis (Android ou iOS) rodando em 3G, 4G, 5G e Wi-Fi. Para as empresas, o MotoTalk traz algumas recursos como ambiente próprio para comunicação individual ou em grupo, agendamento de tarefas, envio de alertas, gerenciamento de metas, pontos de geolocalização e reconhecimento de imagens com IA.

Segundo o diretor de vendas da Motorola for Business para o Brasil, James Mattos, o MotoTalk foi redesenhado para atender o público B2B, que carecia de soluções específicas para tarefas diárias. A plataforma conta com camadas de segurança, serviços fechado de mensageria e rastreabilidade como diferenciais para as empresas.

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Há, no entanto, há um grande potencial a ser explorado – o que motivou a parceria com a Neogrid, empresa de tecnologia da informação para a cadeia de suprimentos. "A gente tem um produto muito adequado para fazer essa execução no ponto de vendas, mas a gente precisava de um parceiro no varejo para executar essas ideias e ajudar essas empresas", afirma o executivo da Motorola, a respeito da parceria.

Das mais de 8 mil indústrias atendidas pela Neogrid, entre 2 mil a 3 mil são consideradas aptas a utilizar a ferramentaInicialmente, 50 empresas devem usar o produto na forma beta até o final de 2024, com a maioria (95%) concentrada na indústria de alimentos.

"Nesse esforço combinado, a gente começa a trazer o insight que pode ser executado na ponta da gôndola. Você vai mitigando esses temas (problemas) para dizer como vender mais, sem ruptura e sem sobre abastecer a loja. É um processo virtuoso que alimenta todas as partes", afirma Jean Klaumann, CEO da Neogrid. 

Outro foco da iniciativa será no atendimento às pequenas e médias empresas (PMEs), aponta James Mattos. Enquanto é possível otimizar os serviços prestados às grandes, que normalmente já têm estruturas de análise de consumo, as PMEs passam a fazer os primeiros acessos neste tipo de tecnologia.

"Com o acesso agora a gente acredita que a gente consiga trazer outras indústrias, pequenas e médias, nacionais principalmente, que nunca tiveram essa possibilidade de pelo menos de falar com a gente ou ter acesso às empresas grandes dentro desse negócio", afirma Mattos.

Tecnologia

Entre as principais capacidades da solução que podem beneficiar usuários corporativos está o reconhecimento de imagens com uso de inteligência artificial (IA).

Ao tirar fotos e usar a IA embarcada na tecnologia, o usuário é capaz de reconhecer e informar a quantidade de itens em determinada prateleira e diferenciá-los em categorias, como cafés, bolachas e chocolates, evitando a contagem feita até então de forma manual nos pontos de venda, além de apresentar informações sobre os preços. 

A partir daí, é possível analisar o desempenho de determinado item de uma loja, checar eventuais problemas, como a falta de abastecimento no estoque, e adotar ações para melhorar a performance do comércio. Os usuários ainda podem fazer o check-in e check-out nos SKUs. Com o foco em produtividade, a gestão das tarefas fica a cargo das empresas.

As empresas não fornecem detalhes sobre estimativas de vendas com a parceria ou detalhes sobre os planos. Entretanto, é possível que no futuro o MotoTalk seja disponibilizado também para verticais do varejo, como eletrônicos, farmácia, beleza e home center, aumentando a quantidade de clientes em potencial. 

O produto será entregue por meio de planos de assinatura em que a cobrança é feita por usuário. As empresas clientes ainda têm a opção da aquisição da funcionalidade com dispositivos da Motorola voltados ao mercado corporativo. 

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