?Vésper é atribuição da Anatel?, diz Miro

O Ministro das Comunicações, Miro Teixeira, recuou um pouco em seu discurso na defesa da utilização das faixas de 1,9 GHz em caráter secundário nesta terça, 25. O ministro admitiu que o caso Vésper é duvidoso e afirmou que a decisão cabe à agência. Mas ele acrescentou que ao negar o pedido da Vésper para utilização das faixas de 1,9 GHz para prestação do SMP em caráter secundário a Anatel provocou ?um resultado além do debate: a perda da neutralidade tecnológica no país?. Segundo Miro, o caso Vésper se transformou, mais do que uma discussão pelo uso de freqüência, em uma briga entre as tecnologias CDMA e GSM. O ministro admitiu também que não sabe exatamente os detalhes do que se passou com a espelho e defendeu que a discussão seja pública e transparente.
O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, voltou a explicar que o pedido da Vésper foi negado porque o parecer técnico da agência concluiu que não faz sentido utilizar o 1,9 GHz em caráter secundário, pois não traria competição maior para o setor. Lembrou ainda que as freqüências em 1,8 GHz foram compradas por valores muito altos e as em 1,9 GHz seriam vendidas agora por valores muito inferiores.

Audiência pública

Notícias relacionadas

O requerimento dos deputados Walter Pinheiro (PT/BA), Jorge Bittar (PT/RJ) e Júlio Semeghini (PSDB/SP) para a realização de uma audiência pública com a participação de empresas de telefonia, fornecedores de equipamentos e Anatel, aprovado no último dia 19, deve acontecer daqui a duas semanas, de acordo com o presidente da agência. A audiência vai discutir a Resolução 314, que determinava que a subfaixa em 1,9 GHz, reservada ao WLL das operadoras fixas, poderia ser usada para prestar o SMP em caráter secundário. De acordo com Schymura, os prazos regimentais estão sendo cumpridos com tranqüilidade e a decisão final sobre o recurso da Vésper pode sair ainda este semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!