Amazon anuncia planta na Flórida para constelação de satélites Kuiper

Foto: Amazon

A Amazon anunciou um investimento de U$ 120 milhões (cerca de R$ 567 milhões) em uma nova planta para dar suporte à constelação de satélites do projeto Kuiper. O complexo de 100 mil m2 de área total será construído junto à instalação de lançamento e pouso da Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, no estado da Flórida (Estados Unidos) e deve estar operacional em 2025.

O anúncio foi feito na última sexta-feira, 21, em conjunto com a agência governamental norte-americana Space Florida. Segundo a entidade, os investimentos anunciados pela Amazon trarão 300 postos de trabalho na fase de construção e 50 novos empregos para a região após as conclusões das obras. O projeto também foi elegível para um financiamento do Departamento de Transporte da Flórida para melhorias na infraestrutura de espaçoportos.

A nova instalação ficará responsável pelo processamento dos satélites da Kuiper, sendo palco de últimos preparativos antes de lançamentos dos artefatos – produzidos na cidade de Kirkland (estado de Washington). Após fabricados e enviados à Flórida, etapas como a integração aos dispensadores de veículos de lançamento deverão ser realizadas no local, munido que equipamentos de ponta. A Amazon deve contar com parceiras como a Blue Origin e a United Launch Alliance (ULA) para lançar os satélites da Kuiper ao espaço.

Notícias relacionadas

Detalhes

O projeto Kuiper consiste numa constelação de satélites em baixa órbita da Terra (LEO). O objetivo é fornecer Internet banda larga via satélite a "dezenas de milhões de clientes" residenciais, empresariais e governamentais de regiões remotas em todo o globo. Com isso, o projeto da Amazon deve ser um concorrente direto de empresas como a Starlink e a OneWeb.

Ao todo, a empresa deseja que a constelação seja composta por 3.236 satélites. Em outubro do ano passado, a Amazon anunciou que os dois protótipos iniciais de satélites seriam lançados em 2023, em movimento que ainda não ocorreu. Apesar disso, a empresa de Jeff Bezos fala em iniciar pilotos de testes para clientes corporativos em 2024.

Renderização da nova instalação de integração de satélites da Amazon prevista para ser inaugurada em 2025 em Cabo Canaveral, Flórida. Foto: Amazon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!