Durante os dez primeiros dias de Copa, a Oi registrou um tráfego de 32 terabytes (TB) de dados nas redes fornecidas pela operadora para a infraestrutura contratada pela Fifa para a imprensa. Segundo informou a empresa nesta terça, 24, as redes de mídia e informática foram utilizadas por cerca de 20 mil profissionais de 113 países para cobrir o evento. A marca já supera o total de dados trafegados durante toda a Copa do Mundo da África do Sul em 2010, ainda de acordo com a tele.
Outra comparação válida é com a Copa das Confederações, no ano passado, também no Brasil. Segundo a empresa, o tráfego nos 15 dias para a infraestrutura de mídia foi de 7 TB. Na comparação com as Olimpíadas de Inverno de Soichi, a Copa do Mundo ainda está atrás, mas por pouco: os jogos russos somaram 34 TB. A diferença é que esse total foi registrado em 17 dias.
A operadora diz ainda que o torneio tem mostrado a tendência de multiconexão, com usuários utilizando dois a três dispositivos ao mesmo tempo. Durante os mesmos dez primeiros dias, 152 mil aparelhos se conectaram à rede Wi-Fi exclusiva para a imprensa nos 12 estádios.
Contratos
A rede corporativa de telecomunicações da Oi atende não apenas à imprensa, mas também os serviços da própria Fifa nos 12 estádios e locais de transmissão. Além disso, a Oi conecta os centros de treinamento (CTs) das seleções da Alemanha, em Santa Cruz Cabrália (BA); de Gana, em Maceió; e da Grécia, em Aracaju.
A companhia fornece links de dados de alta capacidade que conectam os centros de imprensa montados nos locais, que ainda contam com estações radiobase móveis (COWs). Em São Paulo, a Oi instalou COWs nos CTs dos times de Portugal (em Campinas, onde foi montado também três novos hotspots com links de até 240 Mbps para atender até 2 mil conexões simultâneas) e Argélia (em Sorocaba).
Os contratos da Oi para a Copa incluem também fornecimento de links de alta velocidade e baixa latência para transmissão de reportagens e programas em vídeo, e serviços de voz e dados para TVs, rádios e agências de notícias. Para atender a clientes como ESPN, TV Bandeirantes e agências AFP e Xinhua, a companhia montou uma rede específica para "diversos estádios" incluindo interconexão com empresas de transmissão de dados como a Globenet, companhia de cabos submarinos que era da própria Oi e foi vendida em 2013.
A infraestrutura da operadora interliga escritórios, centros de credenciamento e centros de voluntários existentes nos estádios, que também estão conectados com a rede da Oi aos centros de ingressos, hotéis oficiais da Fifa, depósitos de materiais e estandes de boas-vindas em aeroportos. De acordo com a tele, isso permite o fluxo de informações entre os locais-chave do evento.