Globo lançará gols do Brasileirão em redes celulares

A Globo já fechou acordo comercial com duas operadoras celulares e está negociando com outras duas para oferecer download de vídeos de gols do campeonato brasileiro de futebol. Os nomes das operadoras ainda não podem ser revelados. A Globo está esperando assinar mais alguns contratos nas próximas semanas para fazer um grande anúncio público do serviço. O preço do download será de R$ 2 em todas operadoras. A receita será dividida entre as partes em proporções ainda não divulgadas.
A captação das imagens dos gols será a mesma da TV aberta, mas a edição para celular será especial, levando em conta as dimensões e a resolução das telinhas, explicou Carlos Brito, assessor especial da direção de engenharia da Rede Globo. A própria emissora será responsável por essa edição, assim como pela codificação das imagens para os diversos modelos de handsets. ?Hoje, conseguimos entregar os vídeos às operadoras, em média, apenas seis minutos depois do gol?, afirmou Brito. Segundo o executivo, somando-se o tempo gasto do lado das operadoras para a distribuição de conteúdo, cada gol é disponibilizado para download em média 14 minutos depois de acontecer no jogo. ?O ideal é reduzir esse tempo para cinco minutos no futuro?, comentou Brito.
Ainda este ano a Globo oferecerá para download no celular vídeos com conteúdo jornalístico, novos conteúdos de esporte e conteúdo de dramaturgia. A emissora desenvolveu, ao longo dos últimos nove meses, métodos diferentes de codificação para cada tipo de conteúdo, levando em conta suas particularidades. Vídeos de esportes terão melhor qualidade de quadros por segundo. Em vídeos jornalísticos, a prioridade será a qualidade do áudio. Em vídeos de dramaturgia, a atenção principal está na resolução.

Notícias relacionadas
A possibilidade de oferecer streaming pela rede celular atual é descartada pela Globo. ?O streaming é sofrível nas redes 2,5G. É quase uma curiosidade científica. Já no download, com algumas restrições, dá para oferecer vídeos com alguma qualidade?, explicou Brito.

TV Digital

Paralelamente à oferta de conteúdo especial para download em celulares, a Globo continua apostando que no futuro haverá recepção gratuita do sinal de TV digital em celulares. A princípio, a emissora tem preferência pelo padrão japonês, mas pretende testar ainda este ano a versão para celulares do padrão europeu, conhecida como DVB-H.
Carlos Brito falou no evento Rio Wireless 2005, que acontece nesta terça, 23, e quarta-feira, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!