A Telefônica lançará comercialmente nesta quarta-feira, 25, o plano ?Internet Ilimitada? para acesso discado à internet por R$ 29,90 ao mês. Os primeiros testes do modelo de acesso ilimitado sem cobrança de pulsos telefônicos tiveram início em dezembro de 2004 e em março o piloto foi estendido para toda a cidade de Sorocaba/SP. Para assinar o plano é necessário ser cadastrado em um provedor participante do plano e baixar o discador habilitado com um número exclusivo para o plano Internet Ilimitada, que permitirá à Telefônica identificar e não tarifar as chamadas feitas para acesso à internet. A linha telefônica permanece ocupada enquanto o usuário acessa a internet.
Participam do plano os provedores: AOL, Carrier, Greco Internet, iBest, iG, iMTV, Iron, iSBT, iTelefonica, Lexxa, Linkway, MSN, Picture, Plugnet, Splicenet, Tavola, Terra, UOL e Virgula.
Concorrência sai na frente
Desde fevereiro de 2004 a GVT oferece o ?Webline?, um serviço de acesso discado dedicado à internet com tarifa fixa de R$ 24,90. A linha é exclusiva para conexão à internet e o acesso é feito por modem convencional de 56 kbps. O Webline tem instalação gratuita, mas faz parte do pacote Mais GVT, que oferece em conjunto o acesso dedicado e linha telefônica. Atualmente, a GVT soma 55 mil clientes com acesso à internet discada e banda larga, dos quais 22 mil usuários pertencem ao serviço Webline.
Outro modelo de acesso discado à internet já chegou a ser testado pela BrT em Brasília e no Paraná, mas a operadora decidiu pelo não lançamento do produto, pelo menos até o momento. O modelo previa uma fórmula de desconto na tarifação dos pulsos para o acesso à internet. A BrT não chegou a realizar nenhum teste com tarifação fixa. Já a Telemar afirmou que, embora existam projetos em estudo, ainda não tem um plano definido.