Confira os novos nomes do Conselho Consultivo da Anatel

Foto: Pixabay

Quatro novos nomes foram definidos em decreto para vagas em aberto no Conselho Consultivo da Anatel. O documento assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeia representantes de diferentes instituições e foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24, com mandatos até fevereiro de 2027.

Paloma Rocillo Rolim do Carmo foi designada representante dos usuários de serviços de telecomunicações, vaga antes ocupada por Igor Rodrigues Britto. Ela é diretora do IRIS – Instituto de Referência em Internet e Sociedade.

Fabrício da Mota Alves foi designado representante do Senado Federal, na vaga decorrente do término do mandato de Fábio Veras de Souza. Ex-assessor legislativo da Casa, Mota Alves é hoje Sócio Coordenador de Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais no Serur Advogados.

Notícias relacionadas

Já na vaga de representante da Câmara dos Deputados, o nome de Natália Morato Camargos foi escolhido, para o lugar antes ocupado por David Bezerra Ribeiro Soares. Funcionária da Câmara, Camargos é Chefe de Gabinete da Presidência da Casa.

Por sua vez, Gil Pinto Loja Neto representará o Poder Executivo, no lugar de Rômulo Barbosa. O profissional é atualmente o Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno no Ministério das Comunicações (MCom).

O Conselho

O Conselho Consultivo da Anatel é o órgão de da agência que prevê a participação da sociedade nas suas atividades e decisões. A formação completa do cargo é de 12 membros, designados por decreto do presidente da República, mediante indicação dos representantes do Senado Federal; Câmara dos Deputados; Poder Executivo; entidades prestadoras de serviços; entidades de usuários; e entidades da sociedade.

"É muito importante ter a participação da Paloma, não só por aumentar a diversidade de gênero no Conselho Consultivo, mas também por trazer uma visão da sociedade civil e da coalização dos direitos da rede, que tem se notabilizado, nos últimos anos, pela defesa dos consumidores. Também o Fabrício Mota Alves que é um grande conhecedor e grande pesquisador sobre inteligência artificial e membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que com certeza vai ajudar a Anatel no seu processo de reposicionamento estratégico, para lidar com os desafios do ecossistema digital, incluindo inteligência artificial e dados", disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Ele também destacou a nomeação de Gil Pinto Loja Neto e Natália Morato Camargos que muito contribuirão no Conselho Consultivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!