A tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês) nunca foi tão promovida no Mobile World Congress (MWC) quanto na edição deste ano da feira, que começa nesta segunda-feira, 25, em Barcelona. A GSMA, organizadora do evento, distribuiu em parceria com a Sony Mobile mais de 1 mil smartphones Xperia T para os participantes, com o intuito de incentivá-los a usar aplicações NFC. O aparelho traz embarcado três aplicativos para uso com essa tecnologia: o NFC badge, uma carteira eletrônica e um app de cupons móveis.
O NFC badge dá entrada automática pela catraca da feira. Um documento com foto só precisa ser apresentado na primeira vez. O celular, contudo, não substitui o crachá, que precisa continuar a ser portado pelos visitantes. Foi criada uma fila especial para a entrada daqueles com NFC badge.
O app de carteira eletrônica permite pagar em qualquer estabelecimento dotado de uma máquina de POS que leia NFC. Há várias espalhadas pela cidade, não apenas no MWC. Desenvolvido pela Telefônica, a carteira vem com um cartão de débito do banco espanhol La Caixa e da Visa, com 15 euros de crédito.
O app de cupom, por fim, traz uma série de cupons móveis para serem trocados por descontos em diversos estabelecimentos conveniados. É preciso se registrar com o código de participante do MWC.
Além disso, em vários pontos turísticos de Barcelona, como a igreja da Sagrada Família, o Museu Picasso, a Fundação Joan Miró e o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, assim como no aeroporto, foram disponibilizados posters com tags NFC para download de conteúdos especiais sobre a cidade e o evento.
O projeto de promoção dessa tecnologia na edição deste anos do MWC foi batizado de "NFC Experience" e há faixas com a logomarca por toda a parte da feira, junto com pessoas treinadas para tirar dúvidas sobre o assunto.