Na disputa acirrada pelos clientes da telefonia móvel, analisar criteriosamente a concessão de crédito virou a nova trincheira das operadoras. Este noticiário apurou que o atendimento às operadoras nesta área já representa 15% da receita de empresas como a Crivo, que oferece software para avaliação de crédito. Tais serviços ajudam as teles a evitar prejuízos durante a venda parcelada de aparelhos ou mesmo de planos pós-pagos.
De acordo com o diretor de marketing da Crivo, Rodrigo Del Claro, a empresa oferece software e assessoria para concessão de crédito e risco. “Sempre que alguém deseja comprar um celular pós pago, passa pela análise de crédito, que é feita de acordo com critérios estipulados pelo cliente”.
Nesta etapa, segundo ele, são consultados os cadastros públicos (tarifados ou gratuitos), como Detran, Serasa e Receita Federal, para traçar o perfil de consumo do cliente e, desta maneira, “identificar o limite de crédito que pode ser concedido à pessoa”, informa a empresa em nota. Atualmente, a empresa atende a praticamente todas as operadoras de telefonia móvel, exceto Vivo e Oi. Na telefonia fixa, a Embratel figura entre as clientes e na TV paga, há conversas com o grupo controlador (América Móvil) para fechar contrato. Hoje são feitas entre 40 e 50 milhões de análises por mês, quase um bilhão por ano. No entanto, a Crivo não informa quantas são da área de telecom.
Dentre os clientes da Crivo está a TIM, para a qual as análises são feitas de maneira 100% online, o que torna o processo mais ágil. Procurada, a TIM não respondeu aos contatos da reportagem.