Operadoras estão mais atentas à análise na hora de conceder crédito

Na disputa acirrada pelos clientes da telefonia móvel, analisar criteriosamente a concessão de crédito virou a nova trincheira das operadoras. Este noticiário apurou que o atendimento às operadoras nesta área já representa 15% da receita de empresas como a Crivo, que oferece software para avaliação de crédito. Tais serviços ajudam as teles a evitar prejuízos durante a venda parcelada de aparelhos ou mesmo de planos pós-pagos.

Notícias relacionadas
De acordo com o diretor de marketing da Crivo, Rodrigo Del Claro, a empresa oferece software e assessoria para concessão de crédito e risco. “Sempre que alguém deseja comprar um celular pós pago, passa pela análise de crédito, que é feita de acordo com critérios estipulados pelo cliente”.

Nesta etapa, segundo ele, são consultados os cadastros públicos (tarifados ou gratuitos), como Detran, Serasa e Receita Federal, para traçar o perfil de consumo do cliente e, desta maneira, “identificar o limite de crédito que pode ser concedido à pessoa”, informa a empresa em nota. Atualmente, a empresa atende a praticamente todas as operadoras de telefonia móvel, exceto Vivo e Oi. Na telefonia fixa, a Embratel figura entre as clientes e na TV paga, há conversas com o grupo controlador (América Móvil) para fechar contrato. Hoje são feitas entre 40 e 50 milhões de análises por mês, quase um bilhão por ano. No entanto, a Crivo não informa quantas são da área de telecom.

Dentre os clientes da Crivo está a TIM, para a qual as análises são feitas de maneira 100% online, o que torna o processo mais ágil. Procurada, a TIM não respondeu aos contatos da reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!