O presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, foi enfático ao afirmar que banda larga é a prioridade da agência para 2011 no que diz respeito à agenda regulatória, e nesse sentido se enquadram a maior parte dos tópicos agendados como prioridade para o ano. Segundo o embaixador, começando pela abertura do mercado de TV por assinatura e passando pelo novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III) que valerá entre 2011 e 2015 e pelo Plano de Metas de Competição (PGMC), "que estabelecerá regras assimétricas no atacado e varejo". Sardenberg falou na abertura do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Telecomunicações da Universidade de Brasília (CCom/UnB), nesta quinta, 24, em Brasília.
Sardenberg destacou ainda como prioridade a regulamentação da faixa de 450 MHz, regulamentação de exploração de linha dedicada (EILD), regulamentação do AICE entre outros.
Sardenberg destacou também o trabalho de revisão dos regulamentos atuais com vistas ao cenário de convergência. Essa revisão dos regulamentos e resoluções vigentes, que inclui as práticas Telebrás ainda em vigor, será a base da segunda versão do Plano de Atualização da Regulamentação (PGR 2).
Regulamentação