A F-Secure, empresa finlandesa que desenvolve soluções de backup e segurança de dados, assinou contrato com a Telefônica para ser sua fornecedora em toda a América Latina. O grupo espanhol deverá lançar ainda no primeiro semestre em suas operadoras na região alguns dos serviços criados pela F-Secure para usuários de banda larga móvel e smartphones, como antivírus, antispam, firewall, controle parental, backup e sistema antifurto (bloqueio do celular e remoção de conteúdo à distância). Esses serviços serão oferecidos aos usuários via assinatura mensal, cuja receita será dividida entre a Telefônica e a F-Secure. Algumas das operadoras do grupo espanhol na América Latina já vendiam serviços similares, mas não havia um fornecedor unificado, que passa a ser a F-Secure agora. O contrato marca a entrada da empresa finlandesa no mercado latino-americano. Seu escritório central ficará em São Paulo.
De acordo com sua experiência em outros países, a taxa de penetração desses serviços de segurança entre clientes de operadoras móveis gira em torno de 20% a 30%, afirma o vice-presidente da F-Secure para América Latina, Ascold Szymanskyj. "Geralmente o interesse é maior entre os usuários de modems 3G, pois existe a ideia equivocada de que os smartphones não são vulneráveis", explica o executivo. Segundo Szymanskyj, já há muitas ameaças virtuais contra os quatro principais sistemas operacionais móveis: Android, iOS, Symbian e BlackBerry. "O objetivo dos hackers costuma ser o roubo de informações valiosas, como senhas", afirma.
A F-Secure tem 240 clientes ao redor do mundo. Em 2010, seu faturamento foi de 130 milhões de euros, dos quais 52% foram oriundos de contratos com operadoras de telefonia.
Negócios